por Famosos na Web
Uma atitude por parte da Band em obrigar seu âncora a ler um discurso à favor do presidente Michel Temer acabou gerando uma série de polêmicas. Na última terça-feira, 23 de maio, Ricardo Boechat leu um longo editorial no “Jornal da Band”, onde claramente a emissora demonstra apoio a atual situação do presidente que anda sendo foco de denúncias.
No entanto, através de seu perfil oficial numa rede social, o jornalista fez um desabafo. Sofrendo com diversos bombardeios desde quando teve de se pronunciar em nome da emissora, ele escreveu um longo texto esclarecendo o episódio. Leia na íntegra:
“Dos meus cinco irmãos, dois me esculhambaram no “grupo da família” (os demais ainda não se pronunciaram) por causa do editorial que li na Band terça-feira, 23 de maio, favorável a Michel Temer. A dupla consanguínea não está sozinha: foram, talvez, milhares as porradas nas redes sociais pelo mesmo motivo. A muitas já respondi diretamente, mas não conseguirei fazer o mesmo com as demais. Então, se me permitem, seguem algumas ponderações:
“Editorial” assim está definido nos dicionários: “artigo (…) apresentando o ponto de vista do jornal, da empresa jornalística…”.
Sou âncora do Jornal da Band. Nele, há 12 anos apresento as notícias e os editoriais, sendo estes identificados por selo próprio no vídeo e pela assinatura “esta é a opinião do Grupo Bandeirantes de Comunicação”, oriundos da direção. Quem ouve meus comentários naquela mesma bancada ou na rádio BandNews FM sabe que inúmeras vezes – como agora – minhas posições conflitam com as da emissora. Os comentários estão arquivados, caso queiram conferir.
Atuo com absoluta autonomia, inclusive para divergir publicamente de meus patrões. Essa é a Band – e pergunto-lhes em que outra TV os profissionais gozam de igual condição. Na Globo? Na Record? No SBT?
É imperativo que as empresas de comunicação deixem claras suas opiniões institucionais – e o meio de fazê-lo são os editoriais.
Mesmo na idiotizante briga de torcida que domina o debate nacional, talvez fosse útil refletir sobre os méritos de redações onde jornalistas se sintam seguros para dizer o que está dito neste post“
VEJA O EDITORIAL NA ÍNTEGRA EM QUE RICARDO BOECHAT FOI OBRIGADO A LER COM O POSICIONAMENTO DA BAND DEFENDENDO O PRESIDENTE MICHEL TEMER: