Governador Renan Filho recebeu simbolicamente alimentos que serão distribuídos às vítimas das chuvas
O governador Renan Filho recebeu, na manhã desta sexta-feira (23), no quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros, no Trapiche da Barra, a doação de 25 toneladas de alimentos. Os donativos foram arrecadados pelo Governo do Estado de Goiás e serão distribuídos, em parceria com a Cruz Vermelha, às pessoas afetadas pelas chuvas em Alagoas.
“Quero agradecer o ato solidário do povo goiano, que se solidarizou com as vítimas das chuvas em Alagoas, demonstrando o verdadeiro sentimento de unidade nacional”, afirmou o governador, que gravou um vídeo de agradecimento à população de Goiás e ao governador daquele Estado, Marconi Perillo.
O coordenador da Defesa Civil de Goiás, tenente-coronel Leonardo Afonseca, fez à entrega simbólica dos mantimentos ao governador Renan Filho. Ele informou que a campanha “Goiás Solidário” foi instituída a pedido do governador Marconi Perillo, ao comandante-geral do Corpo de Bombeiros (CB), Carlos Helbingen, e transcorreu entre os dias 30 de maio e 12 de junho.
“Essa é uma doação de muitas mãos. Nossa meta era arrecadar 50 toneladas e para nossa grata surpresa foram arrecadadas 132. Vinte e cinco toneladas foram destinadas a Alagoas e o restante a Pernambuco, que teve um número maior de pessoas afetadas, mais de 40 mil”, explicou Afonseca.
O comandante-geral do CB de Alagoas, coronel Adriano Amaral, explicou que os donativos serão repassados à Cruz Vermelha, que fará a distribuição, em parceria com a Defesa Civil, aos 27 municípios com situação de emergência decretada pelo Governo do Estado.
“Faremos a entrega a partir da próxima terça-feira às 998 pessoas que ficaram desabrigadas pelas chuvas em Alagoas”, detalhou o coordenador estadual da Defesa Civil de Alagoas, major Moisés Melo, presente à solenidade, que contou ainda com a participação da secretária executiva da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, Morgana Tavares, e do secretário de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Alexandre Aires.
Investimentos
Ao fim da solenidade, o governador inspecionou as obras de reforma do quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros. Ele lembrou que só este ano o Estado fará investimentos da ordem de R $ 90 milhões em novas estruturas físicas da Segurança Pública, a exemplo da construção de batalhões, delegacias e de Centros Integrados de Segurança Pública (Cisp). Ele falou ainda que até o final deste mês espera lançar o edital para realização do concurso público para a PM e o Corpo de Bombeiros.
“Está tudo pronto. Estamos aguardando apenas a alteração de uma lei estadual de concursos pela Assembleia Legislativa. Porque, por exemplo, essa lei estadual diz que as provas dos concursos têm que ser feitas em salas climatizadas. A lei é até meritória se tivéssemos salas suficientes no Estado com refrigeradores de ar em quantidade suficiente”, informou o governador.
“Aprova-se uma lei dessa maneira e ela torna-se inexequível, porque nós vamos ter nesse concurso mais de 60 mil inscritos. Teríamos que reunir todas as salas climatizadas de Alagoas, de Pernambuco, de Sergipe e da Paraíba para poder fazer um concurso público. Isso não tem razoabilidade. Esse é apenas um item. Outros estão sendo alterados para garantir celeridade, segurança jurídica, transparência e um concurso ágil, que permita selecionar mais militares para no próximo ano já estarem trabalhando nas ruas”, completou Renan Filho.