Christian Teixeira inspecionou frota de ambulâncias utilizada no socorro às vítimas de enchentes
Em visita técnica à Central Maceió do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), o secretário de Estado da Saúde, Christian Teixeira, destacou a importância do serviço para os alagoanos. Acompanhado do supervisor do órgão, Dárbio Alvim, o gestor da Saúde estadual inspecionou a frota de ambulâncias utilizada no socorro às vítimas.
Também, durante a visita, Christian Teixeira percorreu a Coordenação Administrativa e de Gestão de Pessoas, além do Setor de Logística Central. O secretário de Estado da Saúde também esteve nas dependências do Almoxarifado e Farmácia, Supervisão de Enfermagem, Setor de Serviço Social, Higienização das Ambulâncias e a Central de Regulação.
“Estou a pouco mais de cem dias à frente da Sesau e tenho certeza de que a população e os próprios servidores estão sentindo as mudanças que estamos fazendo, seguindo a orientação do governador Renan Filho. Nosso principal objetivo é que o Samu possa ser cada vez mais um serviço de excelência”, destacou Christian Teixeira.
Acompanhado pelo coordenador de frota do Samu, José Robson Ataíde, o secretário de Estado da Saúde destacou que o Governo do Estado já está concluindo o processo para adquirir novas ambulâncias. As novas viaturas serão compradas com recursos oriundos do próprio Estado.
O secretário de Estado da Saúde lembrou que o Governo do Estado já recebeu, em fevereiro deste ano, 10 novas ambulâncias do Governo Federal. Do total, oito foram distribuídas às Bases Descentralizadas e duas ficaram na Central, em Maceió.
Além das cinco Unidades de Suporte Avançado (USA) e nove Unidades de Suporte Básico (USB), o Samu Maceió dispõe de quatro motolâncias e o Serviço Aeromédico, que atende a todo o Estado. Já em Arapiraca são três USAs e três USBs. Além deste quantitativo existem 35 Bases Descentralizadas (BD) no interior do Estado e as ambulâncias reservas em Maceió e Arapiraca.
“Não estamos medindo esforços para que a frota do Samu possa funcionar da melhor maneira possível. Para isso, é necessário também dispormos de ambulâncias novas, além de realizarmos as manutenções preventivas nas viaturas que já existem, como já estamos fazendo”, destacou José Robson Ataíde.
Bases Descentralizadas – As Bases Descentralizadas do Samu reguladas pela Central Maceió estão localizadas em União dos Palmares, Viçosa, São Miguel dos Campos, Porto Calvo, Coruripe, Joaquim Gomes, São Luiz do Quitunde, Maragogi, Teotônio Vilela, Rio Largo, Murici, Marechal Deodoro, Barra de Santo Antônio, Colônia de Leopoldina, São Miguel dos Milagres e Atalaia.
Já as Bases pertencentes à Central de Arapiraca estão situadas em Penedo, Ouro Branco, Delmiro Gouveia, Pão de Açúcar, Santana do Ipanema, Palmeira dos Índios, Cacimbinhas, Maribondo, Porto Real do Colégio, Campo Alegre, Mata Grande, Girau do Ponciano, São Sebastião, São José da Tapera, Inhapi, Piranhas, Olho D´Água do Casado, Batalha e Traipu.