Evento de fomento ao turismo deverá receber 7,5 mil visitantes em três dias e contará com espaço do MTur. Abertura oficial contará com a presença do ministro Marx Beltrão
Por Nayara Oliveira – Agência de Notícias do Turismo
Começa nesta quarta-feira (28), em Foz do Iguaçu (PR), do 12ª Festival das Cataratas, maior evento fixo da cidade, voltado para a geração de negócios para fortalecer o turismo nacional e internacional de forma sustentável, utilizando ferramentas tecnológicas que consolidem ainda mais o setor. A abertura oficial do festival, que termina dia 30, contará com a presença do ministro do MTur, Marx Beltrão.
O Ministério do Turismo estará presente no evento com um estande, onde serão apresentadas as ações da Pasta voltadas para prestadores de serviços para atender bem o idoso, público LGBT e pessoas com necessidades especiais. Também será feita a entrega do Guia Turismo e Sustentabilidade, criado para disseminar conhecimento e práticas de sustentabilidade passíveis de replicação nos empreendimentos turísticos.
“Acredito que espaços como este são fundamentais para que possamos debater as pautas do segmento turístico e, assim, fortalecer a atividade no Brasil. Pensando nisso, o Ministério do Turismo tem estado presente nos grandes eventos do setor para estreitar cada vez mais a relação entre poder público e trade com o intuito de unir esforços para colocar o turismo no lugar de destaque que ele merece”, afirmou Marx Beltrão.
Dentre os 7,5 mil participantes esperados para o evento estão agentes de viagem, operadores de turismo, hoteleiros, guias, estudantes, pesquisadores, e representantes do governo e da iniciativa privada. São aguardadas 800 marcas que deverão expor no festival. Na quinta-feira (29) acontecerá a abertura oficial da Feira de Turismo e Negócios, que também contará com a presença do ministro.
Destaque para o Salão Mice, espaço destinado para a geração de negócios na área de eventos e que contará com a realização inédita de uma rodada de negócios. Na programação estão previstos ainda os salões do Vinho Argentino, de Turismo Thermal & Spa, de Turismo de Compras, de Aventura e de Turismo Cultural e Espiritualidade, além da Mostra Regional de Produtos Sustentáveis.
O Festival também fomenta a tecnologia turística. Por lá, acontece o Hackatour Cataratas, uma competição entre desenvolvedores, designers, analistas de sistemas e empreendedores na área de tecnologia, que apresentam soluções inovadoras para o mercado de turismo. O melhor trabalho será contemplado com prêmio em dinheiro, além da inscrição no Circuito Oeste de Startups do Sebrae.
ENCONTRO DE MINISTROS – Ministros do turismo de nove países – Brasil, Angola, Cabo Verde, Moçambique, Guiné Bissau, Guiné Equatorial, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste – participam da IX Reunião de Ministros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), realizada na quinta-feira (29), durante o Festival. O objetivo é elaborar o Plano Estratégico de Cooperação em Turismo da CPLP e assinar a Declaração de Foz do Iguaçu, que visa troca de conhecimento e ações conjuntas para o desenvolvimento do turismo dos países envolvidos, além da implementação e seguimento do plano de ação 2017- 2019.
A Declaração Constitutiva da CPLP foi celebrada em julho de 1996 e estabelece entre os Estados-Membros o compromisso de reforçar os laços de solidariedade e de cooperação que os unem, conjugando iniciativas para a promoção do desenvolvimento econômico e social dos seus Povos e para a maior e mais ampla afirmação e divulgação da Língua Portuguesa.