/CAPACITAÇÃO: Agentes de segurança são capacitados para o atendimento à mulher vítima de violência

CAPACITAÇÃO: Agentes de segurança são capacitados para o atendimento à mulher vítima de violência

Curso é uma parceria entre as Secretarias da Mulher e dos Direitos Humanos e a da Segurança Pública

por Tácila Clímaco – Agência Alagoas

As Secretarias da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh) e da Segurança Pública (SSP) realizam, nos dias 19 e 20 deste mês, no salão Aqualtune, no Palácio República dos Palmares, a capacitação de agentes públicos da Segurança, no Curso de Atendimento Humanizado às Mulheres Vítimas de Violência.

O objetivo é capacitar profissionais da Polícia Civil, Militar, Corpo de Bombeiros, Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social e IML, a fim de contribuir na sua atuação e desempenho quanto às garantias de direitos, deveres e políticas de proteção básica às mulheres em situação de violência.

A capacitação será dividida em quatro módulos e contará com duas turmas simultâneas. Cada uma será concluída em quatro dias letivos, sendo dois deles no mês de julho e os outros dois no mês de agosto.

“Essa capacitação é de extrema importância no atendimento de casos que envolvam violência doméstica. As polícias Civil e Militar possuem papel fundamental na rede de enfrentamento, proteção e punição à violência contra a mulher, e esse curso vai proporcionar um atendimento mais humanizado às vítimas”, afirmou a secretária da Mulher e dos Direitos Humanos, Claudia Simões.

Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres; Histórias, Lutas e Direitos Humanos das Mulheres; Violência contra a Mulher em Alagoas: Dados Estatísticos e Ciclo de Atendimento à Mulher em Situação de Violência são algumas das temáticas que serão abordadas durante o curso.

No decorrer da capacitação também haverá uma palestra sobre os tipos de violência, proposta dos estudos de casos e a apresentação de duas peças teatrais: ‘Dramatização: Basta de Violência Contra a Mulher’ e ‘Relatos banais’.