/CONHECIMENTO NO CÁRCERE: Seris potencializa ações ressocializadoras com participação de universitários

CONHECIMENTO NO CÁRCERE: Seris potencializa ações ressocializadoras com participação de universitários

Através do estágio no órgão estadual, estudantes colocam em prática conceitos acadêmicos e desmistificam imagem do sistema prisional

por Maysa Cavalcante – Agência Alagoas

Desde setembro de 2016, as atividades desenvolvidas pela Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) contam com um reforço importante. Isso porque quarenta estagiários de nível superior foram selecionados para agregar mais conhecimento com as boas práticas adotadas pela atual gestão penitenciária e contribuir com as ações ressocializadoras.

Mais de quinhentos estudantes participaram da prova de seleção que ocorreu no ano passado. O processo foi composto por duas fases. Na primeira, uma avaliação objetiva foi aplicada, junto com a elaboração de uma redação dissertativa sobre temas específicos para cada área de conhecimento. Já na segunda etapa foram realizadas entrevistas e avaliações curriculares.

Os estagiários selecionados trabalham na sede da Secretaria, em setores administrativos do órgão e no Complexo Penitenciário, em Maceió. Para auxiliar nas despesas, os universitários recebem bolsa equivalente a um salário mínimo, além de auxílio transporte e seguro de vida. Com duração inicial de seis meses, os contratos podem ser prorrogados por até dois anos.

Para o secretário da Ressocialização e Inclusão Social, TC Marcos Sérgio de Freitas, a intenção é complementar a formação acadêmica dos estudantes e contribuir com o trabalho realizado pela pasta. “Vamos transmitir conhecimento e aperfeiçoar nossas ações com a colaboração deles. Com mais pessoas engajadas nesta missão, otimizamos os resultados”, salienta.

“No primeiro contato com os reeducandos, não sabia como agir. Hoje acho super tranquilo, estou acostumada. Quando comecei o estágio não tinha desenvolvido muitas técnicas, mas com a prática, evolui profissionalmente. Além disso, ampliei minha rede de contatos. Posso dizer que a experiência aqui tem sido muito satisfatória”, destaca a estagiária de Publicidade e Propaganda da Seris, Sarah Uchôa.

Estágio voluntário – Além dos estudantes que foram selecionados através do certame realizado pela Seris, diversos universitários realizam estágios voluntários. A parceria se dá através da assinatura do termo de cooperação entre a Ressocialização e a instituição de ensino superior.

Dentre os cursos mais procurados estão: Administração, Ciências Contábeis, Comunicação Social, Direito, Enfermagem, Engenharia Civil, Farmácia, Ciências da Computação, Medicina, Odontologia e Psicologia.

“Além de colocar em prática o que aprendeu em sala de aula, a aproximação dos estudantes do sistema prisional desmistifica a imagem que muitas pessoas ainda têm do local e do trabalho ressocializador desenvolvido”, fala o chefe especial de Gestão Penitenciária, Major Gustavo Maia.