Implantação do Programa Sinapse visa criar a interseção entre o setor de inovação e a academia, transformando ideias em produtos de mercado
por Andressa Alves – Agência Alagoas
O Governo de Alagoas deu mais um passo na implantação de um ambiente tecnológico qualificado e propício ao desenvolvimento econômico.
Na sexta-feira (30), a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) e a Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal) realizaram uma missão técnica nos Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (CERTI) de Florianópolis (SC) para conhecer de perto a experiência exitosa na geração de empreendimentos inovadores e estabelecer um plano de trabalho que será aplicado no Polo Estadual de Tecnologia, em Maceió, que tem previsão de entrega para o final de 2017.
Existente desde 1984 e com reconhecimento internacional, a Fundação CERTI é responsável pela execução do programa Sinapse da Inovação, que
atua auxiliando o desenvolvimento de novos produtos e processos com foco na criação de negócios, estimulando o empreendedorismo dentro do âmbito acadêmico.
Em vias de implantação em Alagoas – fruto de uma parceria entre o Governo do Estado e Sebrae – o programa pretende filtrar ideias inovadoras dentro e fora da universidade, gerando produtos competitivos, capacitando e dando o direcionamento necessário para a criação de novas empresas.
“O setor de tecnologia representa 40% do PIB (Produto Interno Bruto) de Florianópolis. Estamos buscando uma referência de base para aplicar a nossa realidade. Com a implantação do programa Sinapse, o Governo de Alagoas estabelece uma política de Estado, que visa criar a interseção entre o setor tecnológico e de inovação e a academia, transformando grandes ideias em produtos de mercado, diversificando nossa economia. Esse é o caminho do futuro para Alagoas”, afirma o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Helder Lima.
O trabalho de implantação do programa será alinhado ao início das atividades do Polo de Tecnologia em Maceió.
Na prática, o programa atuará em cinco fases: Seleção das ideias; Projeto e Protótipo; Fase de produção e pré-incubaçao; Implantação da Incubadora (criação da empresa) e por último Consolidação.
De acordo com o diretor executivo do Centro de Empreendedorismo Inovador da CERTI, Leandro Carioni, o projeto representa, ainda, a conexão entre todos os atores interessados nos avanços do segmento.
“Alagoas reúne uma série de caraterísticas propícias à implantação da cultura empreendedora, como uma universidade repleta de talentos e grandes pesquisas e a gestão pública dando apoio a esse tipo de iniciativa. O que deverá existir, a partir de agora, é uma conexão entre todos esses atores”, ressaltou Leandro Carioni.
O encontro foi articulado pela Fapeal e contou com a presença do diretor presidente, Fábio Guedes, e da Analista Técnica do Sebrae, Áurea de Andrade.