Evento será realizado neste fim de semana (29 e 30) e promete movimentar município de Paulo Jacinto
A Escola Estadual Deputado José Medeiros será uma das atrações do Baile da Chita, tradicional festa que movimenta o município de Paulo Jacinto todo mês de julho. Durante o evento, que está em sua 65ª edição e será realizado neste fim de semana (29 e 30), a escola vai expor em praça pública a produção de seus alunos da Educação de Jovens e Adulto (EJA) na modalidade ensino médio. A exposição acontece neste sábado (29), a partir de 15h.
A diretora-geral Cícera Araújo conta que a produção dos alunos é feita com material reciclável, sendo consequência do projeto Meio Ambiente Sustentável desenvolvido na escola.
Cícera também tem outro motivo para comemorar: nos últimos dois anos, duas ex-alunas da instituição foram escolhidas Rainha da Chita, dentre as quais, a coroada deste ano, a estudante Erika Vasconcelos, que concluiu o ensino médio na instituição em 2015.
“Esta festa é motivo de muito orgulho para os filhos da terra, pois nasceu nos anos 50 com o objetivo de arrecadar fundos para a emancipação do município. Apesar de não ter nascido aqui, sou paulo-jacintense honorária e tenho muito carinho por este município. E, para nós, é um motivo a mais de alegria ter duas ex-alunas entre as rainhas”, comenta.
O Baile
Criado em 22 de julho de 1951, o Baile da Chita é a mais tradicional festa do município de Paulo Jacinto. O evento foi criado visando angariar fundos para a emancipação política da antiga Vila Paulo Jacinto, até então pertencente ao município de Quebrangulo. A referência à chita se deve ao fato do tecido possuir grande poder de comercialização à época.
O ponto alto do baile é a eleição da Rainha da Chita. No início do evento, na década de 50, cabia às rainhas liderar a arrecadação de fundos para a emancipação. Eleitas pelo voto direto dos associados do Clube Recreativo Paulo-Jacintense e por uma mesa julgadora, as rainhas são jovens de 15 a 18 anos nascidas no município.
Livro
Em janeiro de 2016, outro ex-aluno da escola, o estudante Diego Silva Lima lançou a obra ‘Aquarelas para Luísa’, que tem como pano de fundo justamente a eleição da Rainha da Chita.
(Foto: Valdir Rocha)
O Baile da Chita acontece neste sábado (29) e domingo (30), com diversos shows e exposições em toda a cidade. Para fortalecer a segurança do evento, a Prefeitura de Paulo Jacinto ampliou o policiamento, garantindo efetivo extra de policiais militares junto ao Governo do Estado.