Estado também registra redução no número de veículos roubados em comparação ao 1º semestre de 2016
Segundo dados do Núcleo de Estatística e Análise Criminal (NEAC) da Secretaria de Estado da Segurança Pública, houve redução no número de veículos de passeio roubados em Alagoas. Entre janeiro e junho de 2016 foram registrados 480 roubos. Já no mesmo período de 2017 foram 443 roubos, o que aponta uma diminuição de 7,7%.
Um número que chama a atenção é com relação à quantidade de veículos recuperados durante ações realizadas pelas forças de segurança. No primeiro semestre deste ano, as abordagens e outras ações desempenhadas resultaram na recuperação de 66% dos veículos de passeio que foram roubados no período.
Já com relação às investidas para roubo e furto de motocicletas foram registrados 1.375 roubos em 2016, sendo que, destas, 1.017 motocicletas foram recuperadas. Já em 2017 foram registrados 1.111 roubos e as ações de segurança resultaram na recuperação de 777 veículos ciclomotores, o que representa um percentual de 70% de recuperação. Comparando os dados de roubo de motos no primeiro semestre de 2016 e 2017, houve uma queda nessa modalidade de crime de 19,2%.
Para o secretário de Segurança Pública, coronel Lima Júnior, os números expressam as ações que vêm sendo executadas de forma integrada pelas Polícias Civil e Militar e da Segurança Pública, todas pautadas por estratégias operacionais.
“Essa redução de roubo de veículos e o aumento da recuperação dos veículos roubados e furtados demonstram bem que as polícias têm trabalho forte e de maneira integrada para reduzir esse tipo de crime, principalmente na nossa capital. Se você ataca aquele que pratica o crime, aumenta sua ostensividade e o número de abordagens e investigações, evidentemente que haverá uma redução, e é isso que os números têm mostrado”, destacou o seretário.
Com uma média de 35 operações por mês, o Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) é um exemplo do trabalho integrado que vem sendo realizado pela Segurança Pública e que resulta em números expressivos de redução de várias modalidades de crimes.
O comandante do BPTran, major PM Felipe Lins, explicou que o trabalho realizado pelas equipes tem sido de abordagens dos veículos, revistas em motocicletas e condutores, além de outras ações, como as abordagens aos coletivos. Todo o trabalho já resultou em 17 veículos recuperados nas últimas ações. Com a fim do período chuvoso, as operações deverão ser intensificadas par reduzir ainda mais a prática dessa modalidade de crime em Alagoas.
“Com essas ações, o BPTran demonstra que veio para a Segurança Pública para atuar nas ações e contribuir para reduzir os índices de criminalidade. Dividi o Batalhão para atuar em diversas frentes, e o trabalho desempenhado de forma integrada tem mostrado bons resultados”, completou o major PM Felipe Lins.