/INFRAESTRUTURA: Estado investe em técnica que promove celeridade em obras da construção civil

INFRAESTRUTURA: Estado investe em técnica que promove celeridade em obras da construção civil

Servidores da Seinfra participaram de treinamento do Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA)

por Keila Oliveira – Agência Alagoas

Segurança, rapidez e versatilidade em obras de construção civil. É o que a nova metodologia construtiva, que está em fase de implantação, pelo Governo de Alagoas, vai trazer às obras do Estado.

A técnica, denominada Light Steel Framing (LSF), utiliza aço galvanizado como principal elemento estrutural e substitui a parede de tijolos convencional, reduzindo, significativamente, o tempo de execução e finalização de construções.

Neste mês, o Estado designou servidores para participarem de treinamentos realizados pelo Centro Brasileiro de Construção em Aço (CBCA). A capacitação visa preparar os profissionais para executarem essa metodologia em Alagoas, para a execução de projetos cada vez mais detalhados.

De acordo com o engenheiro Jamerson Lima, da Secretaria de Estado da Infraestrutura de Alagoas (Seinfra), a nova técnica será utilizada, inicialmente, em obras dos Centros Integrado de Segurança Pública (Cisps).

“A Seinfra está dando todo o suporte técnico à Secretaria de Estado da Segurança Pública para a elaboração de projetos licitatórios e de construção das Cisps. Por esse motivo, está investindo em cursos de capacitação para que os profissionais compreendam melhor esse novo tipo de metodologia que é a LSF”, comentou Jamerson Lima.

A implantação desse método construtivo é um avanço importante para Alagoas. No Nordeste, o Estado fica apenas atrás da Bahia. “Estamos dando um avanço significativo, pois saímos na frente com o processo licitatório e o plano orçamentário de obra pública com uma metodologia construtiva, que dá efetividade na execução da obra, atrás somente da Bahia, que já inseriu a técnica na área de segurança”, destacou Jamerson Lima.

A expectativa é de que, além da área de Segurança Pública, o Estado invista em outras áreas, como Saúde e Educação.