Brasil ainda é o país mais católico do mundo
por Tiago Abreu – Gospel Prime
Andrew Chesnut, especialista em religião da Universidade da Virginia Commonwealth, prevê que o Brasil deixe de ser um país de maioria católica no ano de 2030, conforme a perca de fiéis nos últimos tempos.
Sua principal justificativa se dá na base de queda de católicos no Brasil e também o aumento de evangélicos pentecostais, ateus e agnósticos. No último século, os católicos representavam mais de 90% da população, número hoje que é abaixo de 70.
“A Igreja Católica perdeu milhões de fiéis na América Latina, principalmente para a Igreja Pentecostal. Essa foi a razão principal da escolha do primeiro papa latino-americano”, afirmou Andrew Chesnut em entrevista à agência EFE.
Ele acredita que, conforme o aumento expressivo de ateus e agnósticos, especialmente no Uruguai, o cenário religioso no país mudará. “A Igreja vai continuar a perder fiéis e influência política”, afirmou.
Mesmo com a popularidade do Papa Francisco, o número de evangélicos no Brasil subiu em 29%. De acordo com a igreja, são mais de 172 milhões de pessoas batizadas na Igreja Católica ainda.
O estado brasileiro com o maior percentual de evangélicos é Rondônia, no norte do país, cuja proporção é de 33,8%. Fora do Brasil, o país com a maior presença de católicos batizados na América é o México. Com informações Euronews