Seris tem investido em oferecer melhores condições de trabalho para os agentes penitenciários
Melhorar as condições de trabalho dos agentes penitenciários, ofertar um espaço digno para que os apenados cumpram suas penas, além de fortalecer a segurança no cárcere. Essas são diretrizes prioritárias da Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris). Para concretizar esses objetivos, o órgão estadual reformou um módulo do Presídio Baldomero Cavalvcanti e fez a limpeza do entorno da unidade, nesta semana.
A Chefia de Manutenção Predial da Seris supervisionou a movimentação dos trabalhadores para que o espaço atendesse as determinações da Lei de Execuções Penais, nos quatro meses de serviço. O módulo que estava desativado passará a abrigar 96 internos nos próximos dias. Além da ampliação, os sistemas elétrico e hidráulico foram ajustados, portas e manta asfáltica foram inseridas para evitar infiltrações com as chuvas.
De acordo com o chefe do Presídio Baldomero Cavalcanti, agente penitenciário Phillipe Santana, os investimentos na unidade são fundamentais para a ordem e justiça. “Buscamos as melhorias estruturais e os meios necessários para valorizar o trabalho dos agentes. Há algum tempo, o Baldomero se transformou em um canteiro de obas. Custodiados com perfil diferenciado, que querem mudar de vida, ficarão no módulo reformado. Os internos receberão, dentro do módulo, a assistência religiosa ofertada por igrejas evangélicas e católica, tendo assegurada a liberdade de culto religioso, conforme prevê a Constituição Federal”, finaliza o chefe da unidade Phillipe Santana.
Em outra ação planejada e executada neste ano, a Gerência de Educação, Produção e Laborterapia da Ressocialização junto com a Chefia da unidade retomou o ensino na Educação de Jovens e Adultos.