Iniciativa ocorreu nesta quarta (4), no Centro de Especialidades Odontológicas
A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau), por meio da Assessoria de Saúde Bucal, promoveu a I Oficina Temática sobre o Programa de Melhoria do Acesso e Qualidade (Pmaq) dos Centros de Especialidades Odontológicos (CEOs). A ação ocorreu nesta quarta-feira (4), na sede da Associação Brasileira de Odontologia (ABO), localizada no bairro Jatiúca, em Maceió.
O evento reuniu os coordenadores dos CEOs de todo o Estado e contou com a presença do assessor técnico do Ministério da Saúde, Renato Ishigame. Segundo a coordenadora de saúde bucal da Sesau, Lourdes Mota, a oficina buscou capacitar os gestores sobre o Programa Brasil Sorridente com a inserção do Pmaq.
“O Pmaq busca ampliar o acesso e a resolutividade da Atenção Básica e dos CEOs. Por isso, a gestão estadual, em parceria com os municípios, está empenhada em garantir que Alagoas esteja a par desse desafio”, explicou Lourdes Mota.
Durante a oficina, foram apresentados os objetivos e perspectivas do Pmaq, incluindo os indicadores nacionais e estaduais. “É um momento importante, que prepara os coordenadores para a avaliação do Pmaq, que será realizado ainda este ano”, destacou Renato Ishigame.
Em Alagoas os municípios de Arapiraca, Batalha, Boca da Mata, Campo Alegre, Delmiro Gouveia, Igreja Nova, Joaquim Gomes, Boca da Mata, Marechal Deodoro, Matriz de Camaragibe, Messias, Olho d´Água das Flores, Palmeira dos Índios, Penedo, Piranhas, Porto Calvo, Quebrangulo e Santana do Ipanema possuem CEOs.