/RETA FINAL DE CURSO: Alunos do Coesp participam de treinamento de paraquedismo policial em Pernambuco

RETA FINAL DE CURSO: Alunos do Coesp participam de treinamento de paraquedismo policial em Pernambuco

Aspirantes já passaram por diversos treinamentos com instrutores do Exército Brasileiro, policiais e bombeiros militares de Alagoas

por Wanessa Santos – Agência Alagoas

Há aproximadamente três meses, a Polícia Militar de Alagoas, por meio do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), iniciou o II Curso de Operações Especiais (Coesp-PMAL), com alunos de diversas corporações do Brasil.

Durante esse período, a coordenação do curso preparou para os participantes diversas instruções com o intuito de capacitá-los com excelência para o atendimento de ocorrências de alta complexidade. Eles já passaram por módulos de treinamentos para intervir em situações envolvendo reféns; patrulhamento rural e urbano de alto risco; operações em áreas de montanhas; operações aquáticas; rebeliões em estabelecimentos prisionais; ações e medidas contra bombas; dentre outras.

Desde a última semana, os alunos estão no Estado de Pernambuco passando por novos aprendizados. Nesse sábado (30), eles iniciaram o módulo de ‘Paraquedismo Policial’, na Escola de Paraquedismo Vertical Speed, na cidade de Recife.

As instruções estão sendo proferidas pelo experiente paraquedista e instrutor Marcelo Ricci, cujo currículo contam mais de 9000 saltos e mais de 52.000 lançamentos de paraquedistas. Foto: Arquivo Pessoal

“Estamos tentando repassar o máximo de conhecimento para cada aspirante a Caveira. Não é fácil, porque eles precisam superar seus próprios limites. A turma iniciou com 45 e hoje restam apenas 13, e até o final do curso muita coisa ainda irá acontecer. O policial sempre tem que estar bem preparado, independente de que Unidade ele esteja lotado, e para receber a manicaca de ‘caveira’ é preciso um bom condicionamento físico, paciência, dedicação, coragem e muita determinação dos discentes”, disse o coordenador capitão Hibson Pereira.

O prazo para conclusão do II Coesp, que conta policiais de Alagoas, Amazonas, Acre, Ceará, Mato Grosso do Sul, Sergipe e Tocantins, está previsto para acontecer  até o final do mês de outubro e/ou início de novembro.