/Escolas estaduais iniciam período de confirmação das matrículas online

Escolas estaduais iniciam período de confirmação das matrículas online

Procedimento deve ser feito até o dia 12 de janeiro e garante a vaga na escola

por Lucas Leite – Agência Alagoas

(Responsáveis devem comparecer às unidades de ensino pretendidas para confirmar matrículas online – Fotos: Valdir Rocha)

As escolas da rede pública estadual começaram a receber nesta terça-feira (9) os pais ou responsáveis legais para a confirmação de matrículas dos alunos novatos para o ano letivo 2018. O procedimento, que transcorre até a próxima sexta-feira (12), é a última etapa da pré-matrícula online e garante, de fato, a vaga na escola pretendida.

Para a confirmação de matrícula, o pais, mães ou responsáveis legais pelos estudantes devem comparecer à escola indicada pelo sistema da matrícula online munido da documentação pessoal e escolar. Para conferir a escola que foi designada para o estudante, basta acessar o site http://matriculaonline.al.gov.br/sageal.php. O acesso é realizado por meio do login e senha, que devem ser preenchidos com o CPF de quem efetuou a inscrição do estudante.

“É preciso levar o formulário gerado no ato da pré-matrícula, além de documentos como histórico escolar, declaração de transferência, RG, CPF, comprovante de residência, entre outros. Quem não foi alocado em nenhuma das três escolas apontadas na pré-matrícula deve aguardar a abertura de uma segunda chamada de matrícula para as vagas remanescentes”, orienta Pedro Quintella, gerente de Apoio à Gestão Escolar.

Tradição

Localizada no Cepa, a Escola Estadual Moreira e Silva recebeu dezenas de pais e responsáveis na manhã desta terça-feira (9) para a confirmação da matrícula. Muitos deles mantém uma tradição familiar, pois também foram alunos da instituição de ensino, uma das mais tradicionais da rede estadual.

Livia Cristina foi uma das pessoas que enfrentou a fila para garantir a vaga da filha Bárbara Lorrany na escola. Ela conta que concluiu o ensino médio no Moreira e Silva e, por acreditar na competência dos professores da rede estadual, matriculou a filha na unidade de ensino.

“Eu me formei há 15 anos, quando estava grávida da Lorrany. Antes dela nascer, eu fiz uma promessa para mim mesma. Falei que, quando ela tivesse idade, a traria para o Moreira [e Silva], pois eu tive uma ótima educação aqui”, conta Lívia.

Joseane da Silva também é ex-aluna da instituição e foi matricular o primo sob ótimas recomendações, feitas por ela mesma. “Eu já estudei aqui. E escola é muito boa, a direção, a coordenação e os professores são excelentes. Ótimas pessoas e excelentes profissionais”, conta.

Reconhecimento

A diretora adjunta da Escola Estadual Moreira e Silva, Valdenise Viana, informa que a instituição oferta o ensino médio regular e a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para ela, a grande procura por vagas é consequência da qualidade do ensino da unidade.

“Temos atualmente quase dois mil estudantes. Acreditamos que a procura para as vagas no turno vespertino vai aumentar ainda mais. Isso é um reflexo do trabalho realizado por todo o corpo pedagógico da escola”, afirma a gestora.