/Governo paga rateio do Fundeb aos professores da rede estadual no dia 22 de janeiro

Governo paga rateio do Fundeb aos professores da rede estadual no dia 22 de janeiro

Vice-governador e secretário de estado da Educação, Luciano Barbosa, informou que ordem bancária para o pagamento já foi efetuada

por Lucas Leite – Agência Alagoas

(O rateio será realizado proporcionalmente, de acordo com a jornada e tempo de serviço dos profissionais efetivos – Foto: Valdir Rocha)

O vice-governador e secretário de Estado da Educação (Seduc), Luciano Barbosa, informou, nesta quinta-feira (18), que a Ordem Bancária de R$ 32 milhões do rateio do Fundeb [Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação] já foi assinada e o recurso deve ser pago aos professores da rede estadual até a próxima segunda-feira (22).

“A ordem bancária já foi assinada e, de certeza, este recurso deve cair na conta dos nossos professores até a próxima segunda”, afirma o gestor estadual da Educação.

O anúncio foi durante a inauguração da sala do Espaço de Formação e Experimentação em Tecnologia para Professores, localizado no Centro Educacional de Pesquisas Aplicadas (Cepa).

Serão beneficiados os docentes, profissionais que oferecem suporte pedagógico direto a docência, além de servidores envolvidos nas atividades de direção, administração escolar, supervisão, orientação, inspeção, planejamento e atividade pedagógica geral. O rateio será realizado proporcionalmente, de acordo com a jornada e tempo de serviço dos profissionais efetivos.

Legislação – A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e a Lei 11.494, de 20 de junho de 2007, que regulamenta o Fundeb, explica que, no mínimo, 60% dos recursos do fundo devem ser destinados aos profissionais do magistério da Educação Básica que estejam em pleno exercício efetivo na rede pública.

Ainda de acordo com a legislação, o restante dos recursos é designado para outras despesas de manutenção, além do desenvolvimento da Educação Básica na rede pública. É importante salientar ainda que o valor do Fundeb é variável a cada ano, pois depende da arrecadação dos impostos.