por Maykson Douglas (estagiário)/ Ascom SMTT
(Estacionamento exclusivo para deficientes – Foto: Pei Fon/Secom Maceió)
Por meio do setor de Cadastro e Recadastro, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) segue trabalhando para garantir o direito do idoso e da pessoa com deficiência de ter sua vaga de estacionamento assegurada em diversos estabelecimentos de Maceió.
Para realizar o cadastro e obter a credencial para fazer uso das vagas prioritárias, é necessário ter idade igual ou superior a 60 anos ou ter dificuldade de locomoção, como é o caso dos portadores de algum tipo de patologia. De janeiro a agosto deste ano, 1.252 permissões foram emitidas pelo órgão.
A credencial tem validade em todo o território nacional e pode ser confeccionada no Posto de Cadastro da SMTT, que está localizado na Avenida Vereador Dário Marsíglia, no Tabuleiro do Martins, na Central Já! do Maceió Shopping, e também nas ações itinerantes da SMTT pela capital.
Documentação obrigatória
Idosos com mais de 60 anos podem adquirir gratuitamente credenciais que garantem o direito de estacionar em vagas específicas para a faixa etária. Os documentos necessários para garantir o benefício são os originais do CPF, RG e o comprovante de residência do município de Maceió.
Nos casos em que o cidadão é portador de algum tipo de patologia, além dos originais do CPF, RG e o comprovante de residência do município de Maceió, é preciso que o maceioense apresente um atestado médico que aponte que a referida patologia ocasiona a dificuldade de locomoção.