Redação A Hora News
Legenda: Pastor Renato Vargens é colunista do blog “Voltemos ao Evangelho” | Foto: Reprodução Instagram
O pastor Renato Vargens, da Igreja Cristã da Aliança em Niterói (SP), listou 4 motivos bíblicos porque o racismo deve ser combatido para sua coluna do blog Voltemos ao Evangelho.
O texto promove um debate bíblico para um assunto muito falado no dia de hoje, quando as redes sociais foram tomadas por campanhas antirracistas em protesto pela morte de um homem negro vítima de uma abordagem policial feita por um agente branco.
Vargens não fala da questão norte-americana, mas leva os cristãos brasileiros a entenderem o assunto de acordo com a Palavra de Deus e assim refletirem.
Leia o texto na íntegra:
O racismo é um dos principais problemas sociais enfrentados pela humanidade. Devido ao pecado e a queda de Adão o homem tem promovido de forma pérfida, exclusão, desigualdade social e violência. Absorto em maldade, esse homem, destituído da glória de Deus, tem por séculos a fio subjugado outro homem pelo simples fato de acreditar que possui supremacia sobre àquele que não faz parte da sua cultura e raça.
Pensando nisso, e entendendo à luz das Escrituras que o racismo deve ser combatido de forma veemente, resolvi escrever pelo menos quatro motivos bíblicos porque como cristãos devemos combater esse comportamento afrontoso, senão vejamos:
1. O racismo deve ser combatido pelo fato de que Deus criou os homens iguais. Todos os homens foram feitos pelo Senhor de forma igualitária. (Gn 1.27) O pecado que deformou isso, fazendo com que homens se considerassem melhores que outros homens oprimindo e escravizando os que consideram inferiores.
2. O racismo deve ser combatido porque as Escrituras ensinam que Senhor fez de um só homem toda nação dos homens, para morarem sobre a superfície inteira da Terra. (At 17.26)
3. O racismo deve ser combatido porque as Escrituras afirmam que o homem foi criado a imagem e semelhança de Deus o que aponta para o fato inequívoco de que a humanidade carrega traços do Senhor em suas vidas. Em outras palavras os homens, quer sejam, caucasianos , africanos, asiáticos, árabes, judeus independente da etnia, carregam em si alguns dos atributos de Deus como amor, discernimento, moralidade, desejo de fazer o que é correto, misericórdia, bondade e etc.
4. O racismo deve ser combatido porque nosso Senhor ensinou que devemos amar uns aos outros assim como Ele nos amou. (Jo 13.34) Em outras palavras o mestre deixou claro que os cristãos devem amar a todos sem preconceito social ou étnico racial. Além disso, as Escrituras também nos ensinam que Cristo salvou pecadores, homens e mulheres “de todas as nações, e tribos, e povos, e línguas” (Ap 7.9) que juntos viverão com aquele que os salvou, numa sociedade perfeita, sem pecado e racismo. (Ap 21 e 22).
Pense nisso!