/SOS Bebedouro: Moradores reivindicam e Defesa Civil garante atualização dos laudos atrasados

SOS Bebedouro: Moradores reivindicam e Defesa Civil garante atualização dos laudos atrasados

por assessoria

Fotos: Adelmo Ricardo

Representantes da Associação SOS Bebedouro, que defende os moradores atingidos pela mineradora Braskem, participaram na manhã desta quarta-feira (19), na sede da Defesa Civil de Maceió, de uma reunião com equipe técnica da instituição e cobraram esclarecimentos sobre a atualização dos laudos técnicos dos imóveis periciados, principalmente os atrasados. Como resposta, a comitiva foi informada de que todos estes imóveis já foram para a criticidade 00, para relocação.

Dessa forma, como os objetivos dessa reunião era o esclarecimento sobre a real situação desses laudos, que, caso contrário, seria confirmado o movimento reivindicatório do SOS marcado para esta sexta-feira (20) na sede da Defesa Civil. Com os devidos esclarecimentos e garantias de agilização nos demais laudos pela instituição, que informaram o aumento no número de técnicos envolvidos nesse trabalho; os representantes dos bebedourenses, incluídos nesses laudos, resolveram adiar o movimento para outra data.

Outra sugestão da comitiva foi a reivindicação da criação de um canal de comunicação mais direta e objetiva entre a Defesa Civil e os moradores de Bebedouro no sentido de melhor orientar a população sobre a situação e o andamento dos processos técnicos de avaliação dos laudos. Sugestão essa também bem aceita pela instituição.

Participaram da reunião, os representantes do SOS Bebedouro, Marcos Braga, Jorge VI e o advogado Lucas Prazeres, além da moradora do Flexal de Baixo, Karina Calheiros. A equipe técnica da Defesa Civil de Maceió composta pelo coordenador Dinário Lemos e o engenheiro Vitor Azevedo e a representante da Defesa Civil Nacional, engenheira Angélia Fadu.

Pelas indenizações
O SOS marcou um novo movimento reivindicatório de agilização das indenizações contra a Braskem para o próximo dia 28, a partir das 7h, com concentração na praça de Santo Antônio, em Bebedouro.