Redação A Hora News
Legenda: Pacotes com sementes foram entregues para moradores de vários estados brasileiros | Foto: Estefânia Zuccari,
Pelo menos 36 pacotes originários da China e Malásia foram entregues a destinatários brasileiros contendo “sementes misteriosas” levando o Ministério da Agricultura a se manifestar sobre o tema.
Segundo a embaixada chinesa, sementes são produtos proibidos de serem enviados pelos correios daquele país, por isso a China está disposta a fornecer informações e acompanhar as investigações.
Enquanto o mistério não é resolvido, o Ministério da Agricultura pediu aos brasileiros que não plantem as sementes, nem a descartem ilegalmente até que seja possível saber que sementes são essas.
O cidadão brasileiro que receber sementes dentro das compras que fez em países asiáticos não deve abrir o pacote e precisa procurar uma unidade do Ministério da Agricultura em seu estado ou órgão de defesa agropecuária.
Todos os pacotes suspeitos vão ser analisados pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária de Goiânia, que é referência no país.
Moradores dos EUA e Canadá também estão relatando o recebimento dessas sementes misteriosas. Ambos os países estão investigando os casos.
Nota Embaixada da China
Soubemos por nota do Ministério da Agricultura e pela imprensa que brasileiros de diferentes partes do país têm recebido pacotes contendo sementes de plantas e que alguns desses pacotes trazem etiquetas com ideogramas chineses.
Sementes são artigos de envio proibido ou restrito para os países membros da União Postal Universal (UPU). Os Correios da China seguem rigorosamente as disposições da UPU e vetam o transporte postal de sementes. Uma verificação preliminar constatou que as etiquetas de endereçamento apresentam indícios de fraude, com erros no código de rastreamento e em outros dados. A Embaixada está disposta a cooperar com a investigação das autoridades brasileiras.