Redação A Hora News
Legenda: Taxa de reprodução do vírus está aumentando em todo o país | Foto: Pexels
O pesquisador Domingos Alves, responsável pelo Laboratório de Inteligência em Saúde (LIS) da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), em Ribeirão Preto (SP), faz um alerta para o começo da segunda onda da pandemia no Brasil.
Alves vem acompanhando há oito meses os dados da pandemia brasileira como um dos responsáveis pelo portal Covid-19 Brasil, que reúne dezenas de especialistas de diferentes áreas em torno da produção de estatísticas e análises da propagação do novo coronavírus no país.
Ele acredita que o Brasil está vivendo uma nova onda de contágios por conta dos números da taxa de reprodução (Rt) do coronavírus no país, que indica que a pandemia voltou a crescer por aqui.
Da mesma forma que acontece na Europa e Estados Unidos, o Brasil está diante de um cenário onde pode ser determinado uma nova quarentena, talvez até o temido lockdown.
Em 16 de novembro a taxa de reprodução do vírus estava em 1,12, significa que 100 pessoas irão infectar outras 112, que, por sua vez, irão infectar outras 125.
Na mesma data, a Rt estava acima de 1 em 20 Estados (Acre, Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins) e no Distrito Federal.
A situação estava mais crítica no Paraná, onde a taxa era de 1,62. Já em Santa Catarina a Rt está acima de 1 há mais tempo: desde 14 de outubro.