/Ministério da Saúde pode recomendar a 3ª dose da vacina contra a Covid-19
vacina

Ministério da Saúde pode recomendar a 3ª dose da vacina contra a Covid-19

Redação A Hora News

Legenda: A dose de reforço se dá mediante às variações da covid-19, sendo a mais preocupantes dela a variação Delta (indiana) | Foto: Pexels

Durante debate da Comissão Temporária da Covid-19, no Senado, nesta segunda-feira (16), a secretária Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19, do Ministério da Saúde, Rosana Leite Melo, declarou que o país pode precisar aplicar a terceira dose da vacina.

A dose de reforço se dá mediante às variações da covid-19, sendo a mais preocupantes dela a variação Delta (indiana) que tem um maior risco de contágio.

Até mesmo pessoas já vacinadas com as duas doses podem ser infectadas com o vírus e, por isso, a dose extra seria aplicada para tentar evitar mortes.

“Em determinadas faixas etárias, para determinados imunizantes, realmente está diminuindo essa proteção. […] Iniciamos os debates em relação aos imunizantes na nossa câmara técnica assessora, mas não só em relação a ter uma terceira dose, também voltados para o nosso planejamento do ano que vem na aquisição desses imunizantes”, afirmou ela.

O Brasil seguiria países como Alemanha, França, Israel e Chile que já anunciaram a aplicação da dose de reforço. Segundo reportagem da Record TV, o Ministério da Saúde já estaria fazendo pesquisas com 1.200 voluntários que receberam a terceira dose.

Outro teste que está em andamento é a mistura de imunizantes. A ideia é poder aplicar a segunda ou terceira dose com uma vacina diferente da que foi aplicada na primeira dose.