Profissionais atuarão como multiplicadores dentro das unidades educacionais
por Pâmela de Oliveira (estagiária) / Ascom Semed
Maria José Alves, diretora de Gestão Educacional fala sobre formação de gestores de unidades educacionais – Foto: Luan Oliveira / Ascom Semed
A Secretaria Municipal de Educação (Semed) realizará, nos dias 22, 23 e 24 de setembro, a formação do Referencial Curricular de Maceió (RCM), com diretores e coordenadores pedagógicos das unidades educacionais da rede municipal de ensino.
O RCM é um documento construído por uma comissão de estudos e trabalho, formada por profissionais da educação da Semed que norteará ações dentro da rede pública municipal de ensino através de princípios pedagógicos fundamentados nas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC).
Com foco nesses aspectos, a formação dos profissionais terá impacto direto na trajetória educacional dos alunos da educação básica Rede Municipal através do desenvolvimento de habilidades e competências contidos no Referencial Curricular, utilizando a equipe gestora das unidades educacionais como multiplicadores.
As diretrizes contidas no documento precisarão estar contempladas nos Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) das escolas, bem como nos planos de ensino confeccionados pelos professores. Através destas ações, os educadores poderão trabalhar temas transversais e contemporâneos dentro de sala de aula que estão dentro da abrangência do currículo escolar, por meio de discussões que estejam dentro de uma realidade socioeconômica e cultural a qual a escola está inserida.
Para a diretora de Gestão Educacional, Maria José Alves, a formação dos profissionais terá impacto direto dentro do dia a dia em sala de aula nas escolas da Rede Municipal.
“Esta formação trará um olhar mais aprofundado para todos os aspectos contidos no Referencial Curricular de Maceió para que a escola possa estar bem subsidiada por meio das equipes técnicas da Semed e que promova no âmbito escolar esses momentos de discussão e de aperfeiçoamento do Projeto Político Pedagógico”, concluiu.