por Ruana Padilha – Ascom Sesau
Foto: Thiago Sampaio
Após uma semana da mudança de perfil assistencial, o Hospital Regional do Norte (HRN), em Porto Calvo, registrou 3.174 atendimentos. Desde o sábado (20), a unidade passou a ser porta aberta, assegurando assistência de urgência e emergência 24 horas, bem como, atendimento em clínica médica, pediatria, cirurgia geral e ortopedia.
Nesta primeira semana, o HRN – vinculado à Secretaria do Estado da Saúde (Sesau) – realizou 1.968 exames laboratoriais, 222 exames de raios-x, 43 tomografias, 37 ultrassons e 63 eletrocardiogramas. Entre os usuários atendidos está Rafael da Silva, de 26 anos, que reside em Japaratinga e foi submetido a uma cirurgia de hernioplastia inguinal na quinta-feira (25), que durou pouco mais de uma hora e aconteceu sem intercorrências.
O HRN conta também com o Centro de Referência em Especialidades, que conta com um serviço exclusivo para o tratamento de diversas doenças. A unidade conta com equipamentos de última geração, como Tomografia Computadorizada, Raios-x Móvel e Fixo 100% digital e Ultrassonografia com Doppler.
Para o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, a mudança de chave do HRN é um marco para a região Norte do Estado, que sempre foi carente de assistência hospitalar especializada. Agora, segundo o gestor, com o declínio da curva de contágio do novo coronavírus, a unidade hospitalar passa a atender com foco no perfil assistencial para o qual foi planejada e construída pelo Governo de Alagoas, que investiu R$ 30,7 milhões, utilizando recursos do Tesouro Estadual.
“Esse já é o quinto hospital que a gente entrega aqui em Alagoas, em um momento muito duro, em que a população ainda utiliza máscaras, em razão da maior crise sanitária da nossa geração. Mas, graças a um trabalho muito sério, liderado pelo governador Renan Filho, nós conseguimos fazer com que Alagoas, uma terra considerada pobre, conseguisse ser uma referência positiva na saúde pública. Hoje batemos no peito e dizemos que temos orgulho do SUS [Sistema Único de Saúde] alagoano”, ressaltou Alexandre Ayres.
Com a mudança do perfil assistencial, os moradores dos municípios de Porto Calvo além de Jacuípe, Japaratinga, Maragogi, Matriz de Camaragibe, Passo do Camaragibe, Porto de Pedras, São Luiz do Quitunde, São Miguel dos Milagres, passaram a receber assistência hospitalar na região onde residem. A unidade conta uma equipe multidisciplinar formada por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, farmacêuticos, assistentes sociais, técnicos de enfermagem, pessoal de logística e de apoio.
O diretor do HRN, José Ribeiro Neto, ressaltou a importância de a região Norte contar com um hospital completo, que fornece atendimento especializado para todos os moradores da região. “Hoje temos como atender a todos aqueles que precisam correr contra o tempo, temos a capacidade de atender um paciente com suspeita de AVC (Acidente Vascular Cerebral) em tempo hábil, diminuindo as chances de sequelas. Atendemos também as pessoas que sofreram acidentes, sem que precisem passar tanto tempo em uma ambulância em busca de socorro”, enfatizou.
Ainda de acordo com o diretor, a mudança de perfil assistencial da unidade possibilitou atender a demanda reprimida de cirurgias eletivas. “Nossa programação é continuar as cirurgias eletivas já iniciadas, na última quinta-feira, no intuito de atender a demanda reprimida gerada pela pandemia, além de atender as urgências e emergências e pacientes regulados pela rede, com o máximo de resolutividade e humanização em busca da excelência”, exaltou.