Redação A Hora News
Legenda: As dicas do Procon vão te ajudar a reparar problemas com golpes, fraudes e erros no PIX | Foto: A Hora News
O PIX transformou a forma como as transações financeiras são feitas, trazendo uma série de vantagens para quem paga e quem recebe.
Mas a criminalidade passou a se valer dessa facilidade para aplicar golpes e fraudes. Diante disso, o Banco Central lançou um novo mecanismo que viabiliza a devolução dos valores. O interessante é que a novidade também vale para falhas do sistema.
Deu problema no PIX, o que fazer?
Caso tenha algum problema ao enviar ou receber um PIX, você deve entrar em contato com o seu banco (de onde o dinheiro foi debitado) imediatamente.
O SAC ou ouvidoria do seu banco poderá fazer a solicitação de bloqueio da transferência.
Enviou dinheiro para a pessoa errada? Além de comunicar o seu banco, entre em contato com banco do recebedor e passe os dados da transação para que seja devolvido.
Em casos de golpes e fraudes, além desses dois primeiros passos, o cidadão também terá que registrar um boletim de ocorrência.
O Procon recomenda também fazer uma reclamação junto ao Banco Central contra a instituição recebedora dos valores indevidos, pois cabe a ela zelar pela segurança do dispositivo, rastreando contas que recebem denúncias de fraude. O link para o registro da reclamação é este: www.bcb.gov.br/acessoinformacao/registrar_reclamacao.
Fique atento com os seguintes casos:
Links e falsos sites
– Links suspeitos recebidos por SMS, e-mail, redes sociais que redirecionam para sites falsos para roubar dados.
– Golpistas que se fazem passar por agentes bancários e alegam que a pessoa deve fazer o cadastro da chave PIX para não bloquear a conta e enviam links para o procedimento. Supostos testes do PIX, também são fraudes.
– Só cadastre a chave PIX diretamente no banco ou no aplicativo, nunca por links enviados ou outras formas.
WhatsApp clonado
– Os golpistas clonam contas de WhatsApp e conseguem ter acesso à lista de contatos do usuário, encaminhando mensagens pedindo dinheiro. Os criminosos também podem criar um perfil falso da vítima usando fotos reais de suas redes sociais, se passando por uma pessoa próxima e alegando que mudou de número. Após uma breve conversa, começam a pedir dinheiro.
– Desconfie de pedidos de dinheiro. Não informe códigos ou outras informações sobre seu WhatsApp, mesmo que as receba de um contato seu. Não transfira dinheiro para amigos ou conhecidos que surjam pedindo dinheiro para você sem confirmar que realmente se trata daquela pessoa.
“Falha no PIX”
– Por meio de mensagens, o golpista informa que existe uma falha no PIX, e para corrigi-la, a vítima precisa enviar um PIX para receber um prêmio ou transferência bloqueada por tal falha. O usuário efetiva a transferência para efetivar o suposto desbloqueio.