/Defesa Civil alerta para riscos de chuvas fortes em todo o estado

Defesa Civil alerta para riscos de chuvas fortes em todo o estado

Redação A Hora News

Legenda: Os riscos de deslizamentos de terra e enchentes é muito alto | Foto: Reprodução/Facebook

A Defesa Civil de Alagoas alerta para a chuva forte que está prevista para este final de semana em todo o estado. Os medos são de que a tempestade gere estragos semelhantes aos de 2010.

“A Defesa Civil do estado trabalha com todas as possibilidades, trabalhamos com as piores das possibilidades, que aconteça um desastre como foi em 2010, como foi em 2017… o que está se apresentando aqui para o Estado de Alagoas hoje é justamente a possibilidade de nós termos um desastre nessa mesma proporção”, disse o tenente-coronel Moisés.

Em 2010, 19 municípios foram devastados pela força das águas, matando dezenas de pessoas.

O sistema de monitoramento meteorológico mostra que, já nesta tarde, a chuva era intensa nas cabeceiras dos rios Paraíba, Mundaú e Jacuípe, em Pernambuco, o que aumenta o risco de transbordamento nestes rios em Alagoas, porque as águas descem em grande volume dos municípios pernambucanos para os municípios alagoanos.

O meteorologista Vinícius Pinho, da Semarh, afirmou que a previsão para os próximos dias é de um volume de chuva de 200 mm, o dobro do volume necessário para se considerar chuva muito forte.

As regiões que mais devem estar atentas são: metade Leste de Alagoas, ou seja, Região Metropolitana, faixa litorânea e Zona da Mata.

Nessas áreas há muitas encostas, barreiras e as principais bacias hidrográficas que já possuem histórico de inundação.

O vento no sentido Norte-Nordeste, é comum durante o verão, mas ele está sobrando no estado nos últimos dias. O meteorologista da Semarh, Vinícius Pinho, disse que é o vento que tem segurado a tempestade no mar, mas se a direção do vento mudar, as chuvas entrarão no continente.

“Esse aumento das chuvas trazem preocupação também com o risco de deslizamentos de terra, por causa da instabilidade do solo encharcado”, desse ele.