/“O desassoreamento da Lagoa Mundaú foi adiado pela mesquinharia dos políticos de Alagoas”, diz Ildo Rafael

“O desassoreamento da Lagoa Mundaú foi adiado pela mesquinharia dos políticos de Alagoas”, diz Ildo Rafael

Redação A Hora News

Legenda: O pastor e radialista apoia o projeto para melhorar a vida dos moradores da região lagunar | Foto: Reprodução

 

O radialista Ildo Rafael fez questão de gravar próximo à Lagoa Mundaú para relembrar à população que há um projeto antigo que propõe a solução para os moradores da região lagunar como as cidades Satuba, Santa Luzia do Norte, Coqueiro Seco, além da própria capital alagoana.

“Há 35 anos eu participei do projeto Instituto Lagunar (ILA) que tinha como objetivo promover o que é necessário: o desassoreamento da lagoa”, disse.

Segundo ele, “a mesquinharia política” impediu que o projeto fosse adiante, prejudicando milhares de pessoas que sobrevivem com a renda gerada através da lagoa, como a pesca. “É daqui que muitos tiram seus sustentos”, afirmou.

O desassoreamento é um serviço onde máquinas pesadas ficam localizadas nos canais que ligam o mar à lagoa Mundaú. “Essas máquinas vão tirar entulhos, lama, areia e outros. Com isso, a água do mar entra, limpa, oxigena a lagoa e os peixes e crustáceos vão se reproduzir muito mais”, explicou o pastor.

Ainda de acordo com ele, os políticos do estado nunca tiveram interesse em levar o projeto adiante. “O instituto foi criado, mas não teve apoio. Os governadores não deram a mínima atenção”, lamenta.

O radialista diz que por falta desse escoamento da água, a lagoa transborda e causa inundação, prejudicando a vida de quem mora nas margens. 

“A bandeira que eu sempre levantei foi a de melhorar a região e abrir a boca da barra. Essa é a solução e esperamos que os alagoanos despertem para essa solução”, disse Ildo Rafael que tem certeza que, se um projeto for apresentado e aprovado, o governo federal irá apoiar e tornar o desassoreamento uma realidade para a região.