Redação A Hora News
Legenda: Estudo mostra o quanto a presença paterna pode ser importante para definir o futuro dos filhos | Foto: Pexels
Um terço das crianças dos Estados Unidos estão crescendo sem um pai. Uma pesquisa realizada naquele país associa a ausência paterna a problemas sociais como a baixa educação, o desemprego e a participação desses filhos no crime organizado.
“Vemos que os jovens que estão crescendo sem pai têm cerca de 70% mais chances de ficarem ociosos, não trabalhando na casa dos vinte anos em comparação com os jovens ou crescendo com um pai em casa”, disse Brad Wilcox, diretor do O Projeto Nacional de Casamento da Universidade da Virgínia e um membro do Instituto de Estudos da Família.
Em um novo estudo, ele conseguiu dados de que um jovem de uma família sem pai tinha cerca de metade da probabilidade de se formar na faculdade do que alguém de uma família completa.
Segundo o estudo, ter um pai em casa também é importante financeiramente, porque “os pais são muito mais propensos a gastar seu dinheiro com seus filhos e ajudá-los a ir para a escola ou faculdade e prosperar nesses campos, e depois seguir em frente e conseguir um emprego”.
Viver em uma casa sem pai triplica os riscos do filho ser preso. A falta de um pai muitas vezes facilita os crimes mais violentos. Três em cada quatro assassinos adolescentes vieram de um lar sem pai , de acordo com um estudo da Michigan State University. O Departamento de Justiça declarou que “o indicador mais confiável de crimes violentos em uma comunidade é a proporção de famílias sem pai”.