Redação A Hora News
Legenda: A doença tem infectado principalmente homens | Foto: Pxhere
O estado de Alagoas tem três casos confirmados de varíola dos macacos (monkeypox), segundo informações da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) divulgadas nesta quarta-feira (2).
O primeiro caso confirmado no estado foi de um homem de 25 anos, da cidade de Murici. O segundo foi o de um homem de 35 anos, de Maceió. O terceiro caso também é na capital, a vítima é um homem de 37 anos.
A Sesau aguarda ainda o resultado de 96 casos suspeitos. Outros 73 já foram descartados.
Sobre a doença
A varíola dos macacos é uma doença causada pelo vírus Monkeypox, do gênero Orthopoxvirus e família Poxviridae. O nome deriva da espécie em que a doença foi inicialmente descrita, em1958.
Trata-se de um vírus DNA que se dissemina a partir do contato com secreções respiratórias, feridas infectantes, contato sexual e também por contato com roupas, objetos e superfícies contaminadas (fômites).
De acordo com o Cirurgião-Dentista Dr. Celso Lemos, professor associado do Departamento de Estomatologia da Faculdade de Odontologia da USP, caso o paciente apresente alguns dos sintomas, cabe ao Cirurgião-Dentista considerar um caso suspeito.
Os sintomas são: vesículas, bolhas ou pústulas na mucosa oral ou na pele, e se este quadro for acompanhado por dor de cabeça, início de febre acima de 38,5°C, linfonodos inchados, dores musculares, no corpo, nas costas e fraqueza.
Caso tenha um ou mais desses sintomas, é imprescindível que o indivíduo procure um serviço de referência para realizar a pesquisa diagnóstica e confirmar ou descartar a doença.