Atrativos em Maragogi, São Miguel dos Milagres, Roteiro, Maceió e Piranhas estão entre os produtos líderes em busca no país
por Thiago Tarelli / Ascom Setur
Foto: Kaio Fragoso
Alagoas segue na liderança do mercado do turismo brasileiro. Segundo o portal ViajaNet, o estado é dono das cinco atrações turísticas mais procuradas neste início de 2023. Os dados publicados pela plataforma apontam que 67% do público escolheu pelos atrativos alagoanos neste período.
A praia de Barra Grande, em Maragogi, lidera a preferência do público com 21,3% do total dos interessados, o tour por São Miguel dos Milagres foi a escolha de 20,8% das pessoas, já a Praia do Gunga em Roteiro com o city tour por Maceió finalizam o top 3, com 15,3% das escolhas. Completam o ranking, totalmente alagoano, dos cinco mais buscados os atrativos da Barra de São Miguel, com 10,4% do total e os Cânions do São Francisco, com 9,6% das escolhas.
No ranking dos dez mais procurados, ainda aparecem os passeios a Maragogi saindo de Porto de Galinhas (PE), em 7º lugar; o Passeio a Paripueira, em 8º; a visita a Dunas de Marapé, em 9º, e o passeio a Maragogi saindo de Maceió, completando a 10ª colocação.
Os dados divulgados pela plataforma são de janeiro de 2023. A pesquisa da ViajaNet apurou ainda os custos dos passeios mais comprados pelos turistas. Quem optou pelo tour pelas praias de Maceió gastou, em média, entre R$ 47 a R$ 84.
Para Bárbara Braga, secretária de Estado do Turismo de Alagoas, esses resultados são impulsionados pelos investimentos liderados pelo Governo do Estado para a promoção e consolidação do Destino no mercado do turismo nacional.
“Ano a ano, temos conseguido nos tornar mais competitivos no mercado do turismo brasileiro, consolidando Alagoas na liderança dos rankings de busca das grandes operadoras, agências e sites especializados. Os investimentos promovidos pelo Governo do Estado, sob comando do governador Paulo Dantas, têm feito toda a diferença. Só até maio deste ano, serão mais de três milhões em diversas plataformas de turismo no Brasil e no mundo. Isso nos coloca na vitrine do mercado, expondo o que temos de melhor”, explica a secretária.
Ainda de acordo com a gestora, os avanços em segurança e infraestrutura também fazem a diferença para o turismo. “Além do trabalho de promoção do Destino, fortalecimento da malha aérea, os avanços em segurança pública, saúde, saneamento e desenvolvimento sustentável fazem a diferença no comparativo a outros estados nordestinos. Acabamos de vivenciar o carnaval mais seguro dos últimos tempos no estado, o que reforça nosso diferencial competitivo no mercado do turismo nacional e internacional. Estamos fazendo uma grande alta temporada e tenho certeza que teremos um grande ano para o turismo alagoano, gerando emprego, renda e oportunidade para o nosso povo”, completa Bárbara.