/Governo lança Carteira de Identificação para Pessoa com Transtorno do Espectro Autista nesta segunda (3)

Governo lança Carteira de Identificação para Pessoa com Transtorno do Espectro Autista nesta segunda (3)

Informações contidas na carteira identificam a pessoa com deficiência e possibilitam contatá-la, bem como a seus representantes legais

por Lívia Holanda / Ascom Secdef

Informações contidas na carteira identificam a pessoa com deficiência e possibilitam contatá-la, bem como a seus representantes legais – Foto: Ascom Secdef

O governador Paulo Dantas e a secretária da Cidadania e da Pessoa com Deficiência, Aline Rodrigues, lançam, na próxima segunda-feira (03), a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea). A solenidade acontecerá no Salão Aqualtune, no Palácio República dos Palmares, às 10h.

O documento garante o pronto atendimento, prioridade e atenção integral no acesso aos serviços das iniciativas pública e privada, especialmente nas áreas de saúde, educação e assistência social. As informações contidas na carteira identificam a pessoa com deficiência e possibilitam contatá-la, bem como a seus representantes legais, caso necessário, o que proporciona segurança, autonomia e inclusão aos beneficiários.

Taciana Nunes é mãe do Theo, um menino de 11 anos de idade com autismo de nível de suporte 2. Ela espera que as situações de descaso e preconceito das quais o filho é vítima deixem de acontecer com o uso da carteira.

“A emissão da Ciptea é fundamental para que meu Theo e todas as pessoas com autismo tenham acesso a espaços, serviços e políticas públicas. O autismo não tem cara; é uma deficiência não visível. Por isso é muito comum que as pessoas exijam laudos ou, em casos extremos, se neguem a conceder preferência no atendimento aos autistas”, relata.

A secretária Aline Rodrigues destaca que a carteira é um compromisso firmado pelo governador Paulo Dantas com a população e que agora está sendo cumprido. “Já existem leis que instituem a Ciptea nos âmbitos federal e estadual. O Governo de Alagoas regulamentou a emissão da carteira por meio de decreto. E somos nós, da Secretaria da Cidadania e da Pessoa com Deficiência, que vamos emitir, em parceria com os municípios”, explica a gestora.