/Seagri conhece programa de criação de peixe em recirculação de água para piscicultores familiares

Seagri conhece programa de criação de peixe em recirculação de água para piscicultores familiares

Tecnologia inovadora aplicada pela Prefeitura de Poço das Trincheiras é de baixo custo e demonstra retorno financeiro rápido

por Tatiane Gomes/Ascom Seagri

Projeto é indicado para pequenos produtores com áreas com menor disponibilidade de água e que utilizam pouco espaço físico na propriedade – Foto: Ascom Seagri

A equipe da Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária (Seagri) participou, nesta sexta-feira (10), de um Dia de Campo realizado pela Prefeitura de Poço das Trincheiras, que apresentou dois sistemas de criação de peixes em recirculação de água. A tecnologia é aplicada pela Secretaria Municipal de Agricultura e foi instalada no Sítio Caiçara.

O programa possui dois sistemas de criação de tilápia, com baixo custo de manutenção e rápido retorno financeiro para piscicultores familiares. Os projetos apresentados são indicados para pequenos produtores que possuam áreas com menor disponibilidade de água e utilizam pouco espaço físico na propriedade.

Na primeira unidade apresentada, o sistema conta com sete tanques de criação, com 6 mil litros de água, comportando 300 peixes e podendo chegar a uma produção de até 300kg. Na área foi instalado também um tanque de biofiltro, além de mais um tanque para produção de lemna, uma planta que ajuda na alimentação animal e que pode substituir em até 30% da proteína necessária para o peixe. Já na segunda unidade, o sistema é formado por um tanque de 30 mil litros de água, comportando 1.500 peixes, e um biofiltro acoplado ao tanque principal.

O superintendente de Desenvolvimento Agropecuário da Seagri, Ademilson Neris, aprovou a tecnologia aplicada no programa de criação de peixes em sistema de recirculação de água e apontou que ele pode ser ideal para a região do Semiárido, que tem potencial para piscicultura, aproveitando os recursos hídricos locais. “Gostamos muito do que vimos. E estamos aqui para observar, conhecer e absorver o aprendizado para poder reproduzir tecnologias para outros agricultores e piscicultores familiares”, afirmou Neris.

O prefeito de Poço das Trincheiras, Valmiro Costa, participou do dia de campo e acredita que os resultados apresentados pelas duas unidades são positivos. “Esse projeto foi feito para mostrar que é possível o produtor se manter no campo, sem estar na dependência de um emprego fora. É só dar as condições necessárias. A unidade garante uma renda superior a R$ 1.500,00/mês, com o produtor na casa dele e ainda podendo aproveitar a propriedade para produzir outras culturas”, ressaltou o prefeito.

Adalberto Félix, do Sítio Caiçara, foi o agricultor familiar que recebeu a primeira unidade do programa de criação de peixes e já reservou peixes para comercialização da Quaresma e Semana Santa. “Para comercializar é muito fácil. O pessoal, às vezes, quer apenas 3kg de peixe e me pede para tirar e já leva. Se for uma quantidade maior, eu retiro e mando entregar. Tenho dois tanques reservados para a Semana Santa, porque tenho muito peixe encomendado. Se fosse para tirar antes, já tinham levado tudo”, revelou o piscicultor.

Durante o dia de campo também foi apresentada outra tecnologia social: um biodigestor que utiliza esterco de gado para produção de gás de cozinha, diminuindo custo de manutenção da casa do proprietário.

O gerente de Pesca e Aquicultura da Seagri, Dannilo Brandão, e a assessora técnica Juliana Fernandes também estiveram participaram das atividades de campo em Poço das Trincheiras.