Equipe também conheceu programas e projetos do primeiro hospital especializado em cardiologia do SUS em Alagoas
por Mayara Moreira – Ascom/Sesau
Durante a visita, a equipe recifense conheceu os projetos assistenciais do hospital – Foto: Ascom Sesau
O Hospital do Coração Alagoano Professor Adib Jatene, situado em Maceió e mantido pelo Governo de Alagoas, recebeu a visita técnica da equipe do Gabinete de Projetos Especiais da Prefeitura do Recife (PE), que elogiou a estrutura física e assistencial da unidade. A visita ao hospital, que foi entregue à população alagoana em setembro do ano passado, teve como objetivo conhecer o aspecto estrutural e arquitetônico, como também os projetos assistenciais desenvolvidos para qualificar a assistência à população.
Durante a visita, a equipe recifense conheceu os projetos assistenciais do hospital, acompanhada pelo diretor geral da unidade médica, Otoni Veríssimo, e pelo diretor administrativo, Cleverson Natan. Na oportunidade, também foi apresentada a estrutura da unidade hospitalar, inclusive o espaço que está em fase de finalização para instalação da hemodinâmica, aparelho de alta tecnologia, indispensável para o diagnóstico e tratamento de várias disfunções cardiológicas e endovasculares.
“A saúde de Alagoas ultrapassando fronteiras e sendo referência para outras cidades e estados. Os visitantes vieram em busca de conhecimentos técnico, estrutural e assistencial para implementação da saúde pública do Recife. Uma troca de experiências e o início de novas parcerias para futuros projetos”, ressaltou o diretor geral do Hospital do Coração Alagoano, Otoni Veríssimo.
O gestor da unidade hospitalar salientou que foi uma honra receber representantes da saúde de outros estados que desejam conhecer os programas e projetos do Hospital do Coração Alagoano Professor Adib Jatene. “Isso muito nos alegra, pois referencia o trabalho assistencial que vem sendo desenvolvido junto à sociedade alagoana e aos pacientes do hospital. Isso quer dizer que o trabalho tem ultrapassado fronteiras”, ressaltou Otoni Veríssimo.
A chefe de Gabinete de Projetos Especiais, Cinthia Mello, mencionou a importância da visita para entender desde a concepção da unidade hospitalar até a finalização e os serviços e atendimentos prestados à população. “O hospital é maravilhoso, pela quantidade de informações e acessibilidade, com certeza terá certificação máxima”, ressaltou.
Para o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, o reconhecimento da equipe da Prefeitura do Recife à excelência estrutural e assistencial do Hospital do Coração Alagoano comprova que os investimentos realizados na saúde pública de Alagoas foram eficientes. “O Hospital do Coração Alagoano não é simplesmente mais uma unidade, mas um equipamento de saúde com qualidade arquitetônica e assistencial, além de se notabilizar por exercer papel fundamental na saúde pública, pois preencheu uma lacuna que existia na área da cardiologia, no âmbito do SUS”, salientou.
A unidade
O Hospital do Coração Alagoano Professor Adib Jatene foi inaugurado no dia 2 de setembro de 2022, pelo secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda. Em 100 dias a unidade hospitalar realizou mais de 1.000 atendimentos, entre consultas, cirurgias e exames. A unidade é a primeira da Rede Pública de Saúde especializada na assistência cardiológica para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).