Durante a atividade, álcool em gel e tintas específicas foram utilizadas para fazer demonstrações de como fazer a higienização das mãos
por Tony Medeiros / Ascom Hospital de Emergência do Agreste
Foto: José Gabriel / Ascom Hospital de Emergência do Agreste
No dia Mundial de Higiene das Mãos, comemorado neste 5 de maio, o Núcleo de Segurança do Paciente do Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, promoveu atividades com os profissionais de saúde da instituição para conscientizar quanto à importância de realizar todos os procedimentos para evitar contaminações. A Organização Mundial de Saúde (OMS) escolheu como tema de 2023 “Acelere a ação conjunta. Salve Vidas – Higienize suas Mãos”.
Gleidmar Bezerra explica que a ação é importante não só para os pacientes mas também para os profissionais. “A higienização feita de maneira correta é eficaz e tem entre 80 e 85 % de possibilidade de evitar infecções. A direção do hospital incentiva e contribui para a realização destas ações”, afirmou a enfermeira Gleidmar Bezerra, responsável pelo Núcleo de Segurança do Paciente (NSP).
Durante a atividade, distribuiu álcool em gel e utilizou tintas específicas para fazer uma espécie de aula sobre como fazer a higienização das mãos. “A gente chama este equipamento de luz limpa. O profissional espalha esta tinta específica nas mãos, como se estivesse lavando e depois coloca dentro da caixa. A luz interna vai mostrar onde ele não passou a tinta, as falhas na higienização. É um momento de aprendizado”, explicou Gleidmar.
Michelle Lima, técnica de enfermagem em formação, também participou da ação. “Nos faz rever a forma certa de lavar as mãos. Quando faz certo, diminui a possibilidade de infecção e contaminação. Muito boa a iniciativa. Vou lembrar sempre”, declarou.
Ronaldo Ferreira, enfermeiro há nove anos, considerou a atividade uma verdadeira aula de como se cuidar e cuidar dos pacientes. “A gente trabalha todos os dias com pacientes com patologias diversificadas. Na correria dos acolhimentos pode até não fazer o procedimento correto, mas tem que se policiar, reciclar e fazer o que é certo. Higienizar as mãos é um método simples, básico e que tem um impacto positivo para o tratamento dos pacientes”, disse.
Lavar as mãos começando esfregando as palmas, dorso das mãos, unhas, dedos, polegares e punhos. “São cinco passos que podem se multiplicar em casos de profissionais do centro cirúrgico. Mas, inicialmente, são estes passos fundamentais para o dia a dia”, garantiu Gleidmar.