/Hospital Geral do Estado capacita profissionais da área transfusional

Hospital Geral do Estado capacita profissionais da área transfusional

Iniciada no dia 25 de maio, oficina se estenderá até o dia 23 de junho, com carga horária de 20h

por Neide Brandão – Ascom HGE

O público alvo consiste nos profissionais da Agência Transfusional do HGE, membros do comitê transfusional e coordenadores de enfermagem – Foto: Beatriz Castro

Sensibilizar e capacitar os profissionais de saúde que atuam em todo o processo do ato transfusional. Com este objetivo, o Hospital Geral do Estado (HGE) promove até o dia 23 deste mês, em Maceió, uma oficina para os técnicos que atuam na Agência Transfusional da unidade hospitalar.

Segundo a enfermeira Soraya Omena, coordenadora da Agência Transfusional do HGE e uma das responsáveis pela organização do treinamento, a oficina de qualificação abordará desde a solicitação ao acompanhamento, passando pela notificação de reações transfusionais.

“Entendemos que a educação em saúde é uma importante ferramenta para qualificar a assistência, e a realização desta oficina partiu deste entendimento. Ela aponta para a qualificação do profissional e promove, assim, a segurança do paciente em todas as etapas da transfusão”, explicou a enfermeira.

O público alvo das primeiras turmas, de acordo com Soraya, consiste nos profissionais da Agência Transfusional do HGE, membros do comitê transfusional e coordenadores de enfermagem. A oficina, que se iniciou no dia 25 de maio, tem carga horária de 20h, com duração de cinco semanas, sendo uma aula por semana. Até o final do ano, outras dez turmas serão organizadas.

A médica Patrícia Pinto, responsável técnica da Agência Transfusional e presidente do comitê transfusional do HGE, explicou que, atualmente, a hemovigilância atua em todo o ciclo do sangue, desde a captação de doadores conscientes, até a retrovigilância, englobando mais do que a notificação de reação transfusional.

Ela ainda acrescentou que o comitê transfusional tem o objetivo melhorar a prática transfusional no hospital. “Esta oficina foi proposta neste grupo de trabalho, que tem como uma das funções qualificar os profissionais envolvidos no ato transfusional. Estou muito satisfeita com a realização, pois acredito na melhoria contínua”, ressaltou.