/Médicos do Hospital do Coração Alagoano são capacitados por cirurgião de Portugal

Médicos do Hospital do Coração Alagoano são capacitados por cirurgião de Portugal

Professor da Universidade de Coimbra, Manoel Antunes é referência em cirurgia de Plastia Valvar Mitral

por Suely Melo / Ascom Sesau

Professor Manoel Antunes capacitou médicos do Hospital do Coração Alagoano sobre cirurgia cardíaca de Plastia Valvar Mitral – Foto: Divulgação

O Hospital do Coração Alagoano Professor Adib Jatene, vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), recebeu o renomado médico português, Manoel Antunes, para capacitar os cirurgiões da unidade hospitalar. Professor da Universidade de Coimbra, em Portugal, o profissional é referência mundial em cirurgia cardíaca de Plastia Valvar Mitral.

Participaram da capacitação sete cirurgiões e as equipes médicas de cardiologia e multidisciplinar. As aulas aconteceram de forma teórica e prática, onde o cirurgião-cardiovascular e professor Manoel Antunes pôde compartilhar seus conhecimentos e, inclusive, operar um dos pacientes da unidade, assistido pelos médicos do Hospital do Coração Alagoano.

De acordo com o diretor da unidade, Otoni Veríssimo, a capacitação promovida pelo cirurgião-cardiovascular aos médicos do Hospital do Coração Alagoano, representa uma grande conquista para a unidade e, consequentemente, para a população alagoana. “Uma das grandes abordagens cirúrgicas da nossa unidade são as cirurgias cardíacas de troca de válvulas e valvuloplastias. Por isso, com o treinamento promovido pelo professor Manoel Antunes, nossos pacientes só têm a ganhar”, pontuou.

Otoni Veríssimo salientou que o professor Manoel Antunes foi convidado para promover a capacitação por ser referência mundial na Plastia da Valva Mitral. “E, como ele já estava vindo para o Congresso Brasileiro de Cirurgia Cardiovascular, foi convidado a vir a Maceió para que pudesse capacitar a nossa equipe cirúrgica, nossos cirurgiões cardíacos e a equipe multidisciplinar”, informou o diretor

Ainda segundo Otoni Veríssimo, a visita do médico é o começo de um intercâmbio de saberes entre o Brasil e outros países. “Isso representa um ganho fantástico no aprendizado, no conhecimento, no refinamento das técnicas cirúrgicas, bem como, na internacionalização do hospital. É um momento em que o hospital passa a fazer um intercâmbio técnico-científico com outras instituições, não somente nacionais como internacionais”, disse.

Acesso

O atendimento no Hospital do Coração Alagoano é realizado via Sistema de Regulação (Sisreg), responsável pelas marcações de consultas e exames no Sistema Único de Saúde (SUS). Os exames são oferecidos para toda a Rede Estadual de Saúde e, caso o paciente tenha uma prescrição de um médico clínico ou cardiologista, ele terá acesso aos procedimentos ofertados.

Além de leitos para internação, o hospital conta com um serviço ambulatorial especializado em cardiologia, hemodinâmica e cirurgia cardiovascular de alta complexidade para pacientes adultos e pediátricos. inaugurada em setembro de 2022, a unidade recebeu investimentos do tesouro estadual da ordem de R$ 55 milhões.