/Agosto Dourado: Primeira Infância fez a abertura estadual do Agosto Dourado

Agosto Dourado: Primeira Infância fez a abertura estadual do Agosto Dourado

Participaram representantes dos 102 municípios alagoanos; o evento reuniu gestores, profissionais e estudantes

por Fabiana Barros / Ascom CRIA

A amamentação merece tamanha relevância que de 1º a 7 de agosto acontece a Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM). A campanha terá como tema: “Apoie a amamentação: faça a diferença para mães e pais que trabalham”. A Secretaria da Primeira Infância fez a abertura do evento estadual do Agosto Dourado 2023, no auditório da Uncisal. A programação foi realizada com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), por meio da Supervisão da Saúde da Mulher, Criança e Adolescente.

Participaram representantes dos 102 municípios alagoanos. A secretária da Primeira Infância, Paula Dantas, ressaltou que as crianças que mamam têm assegurados vários benefícios. “O leite materno protege contra diarréias, infecções respiratórias e alergias. Além disso, diminui o risco de hipertensão, colesterol alto e diabetes. Também reduz a chance de a criança desenvolver obesidade. Como se não bastasse, esse alimento é tão completo que contribui para o desenvolvimento cognitivo”, explicou.

De acordo com Paula, o Criança Alagoana (Cria) tem o aleitamento materno como ponto prioritário. Para isso, o Cria tem auxiliado o Hospital da Mulher e os Hospitais Regionais da Mata, do Norte e do Alto Sertão para que possam conquistar o selo de qualidade da Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC) com a construção do plano de ação e o acompanhamento da execução.

A gerente de Saúde da Primeira Infância, Carol Leite, apontou que o evento representou uma oportunidade de discutir de que forma o gestor pode apoiar essas mulheres dentro do seu trabalho, enquanto elas estão no processo de amamentação. Ela destacou ainda que os benefícios da amamentação não são exclusivos para a criança, pois também ajudam a saúde da mãe, em vários aspectos, a exemplo do retorno do tamanho do útero no pós-parto, prevenindo sangramento e hemorragia.

A abertura estadual do Agosto Dourado contou com a participação dos secretários Gustavo Pontes (Saúde); Kátia Born (Assistência e Desenvolvimento Social); Aline Rodrigues (Cidadania e da Pessoa com Deficiência), entre outros convidados.

Programação

A coordenadora da Rede Estadual de Banco de Leite Humano, a pediatra Andréa Pinheiro Tenório, abordou o tema “Apoie a amamentação: faça a diferença para mães e pais que trabalham”. Em sua apresentação, ela falou sobre os objetivos da SMAM 2023: informar as pessoas sobre as perspectivas de mães e pais com trabalho remunerado a respeito da amamentação e o envolvimento de ambos com essa prática; buscar a licença remunerada ideal e o apoio no local de trabalho como ferramentas importantes para permitir amamentar com sucesso; envolver-se com indivíduos e organizações para melhorar a colaboração e o apoio à amamentação no trabalho e por em prática ações para melhorar as condições de trabalho e apoio relevantes para a amamentação.

“Prevenção do óbito materno e neonatal pelo incentivo da amamentação”, foi o tema da pediatra Ana Carolina Ruelas Pires, que é supervisora do Programa de Residência Médica da Uncisal e do Hospital Geral do Estado. Já o tema “Salas MTA – apoiando a amamentação no ambiente profissional”, foi abordado pela psicóloga e tutora, Maely Nunes Araújo. A ação MTA é do Ministério da Saúde, em parceria com a Sociedade Brasileira de Pediatria e faz parte do componente “Proteção legal à amamentação”, da Política Nacional de Promoção, Proteção e Apoio ao Aleitamento Materno.

Nesta terça-feira (1º), no Hospital da Criança, a técnica do Cria, Ingrid Bezerra, fará a palestra “Conscientização do aleitamento materno”. No dia 7, a Secretaria da Primeira Infância vai participar da Semana do Bebê, em Flexeiras, ministrando o tema: “Olhares, cuidados e práticas na primeira infância”.