A maior unidade de urgência e emergência de Alagoas admitiu 30 pessoas feridas em acidentes de trânsito
por Thallysson Alves / Ascom HGE
Nos três dias do feriadão da Proclamação da República, o HGE atendeu 80 pessoas em razão de acidentes – Foto: Thallysson Alves / Ascom HGE
O Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, registrou 264 atendimentos durante o feriadão de Proclamação da República. Entre a sexta-feira (15) e o domingo (17) foram atendidos 172 pacientes com casos clínicos, 80 feridos em acidentes, 11 que sofreram agressões e um que atentou contra a própria vida. Em simultâneo, 127 pacientes receberam altas nos setores de internação, podendo retornar para continuidade dos cuidados em casa.
Do número de pacientes que foram atendidos após terem se ferido em acidentes, 44 se envolveram em ocorrências casuais, como acidentes domésticos, por exemplo. Trinta deles se feriram em acidentes de trânsito, sendo 24 em colisões, três em atropelamentos, dois em quedas de bicicleta e um em capotamento, além de terem sido assistidos seis pacientes que foram lesionados em acidentes de trabalho. E dos 11 usuários assistidos que sofreram agressões, seis foram por arma de fogo, quatro por arma branca e um por agressão corporal.
“Durante os três dias, os nossos servidores se revezaram para manter a disponibilidade e qualidade dos nossos serviços. Os casos clínicos foram maioria e correspondem às doenças cardiovasculares, respiratórias, nefrológicas, gastrintestinais, metabólicas e endócrinas, hematológicas, neurológicas e tegumentares”, pontuou o diretor médico do HGE, Rodrigo de Melo.
Também entre os dias 15 e 17 de novembro, a maior unidade de urgência e emergência de Alagoas registrou 96 internações, 26 cirurgias e 11 transferências. Os atendimentos incluem os regulados de outras unidades de saúde e os espontâneos que são admitidos pela pediatria e traumatologia.