/Projeto ajuda a reduzir superlotação de unidades hospitalares de Alagoas

Projeto ajuda a reduzir superlotação de unidades hospitalares de Alagoas

A iniciativa atua na identificação e solução de gargalos que atrapalham a assistência aos pacientes

por Daniel Tavares / Ascom Sesau

Reunião na UPA do Jaraguá traçou estratégias e metas para o aprimoramento do atendimento – Foto: Daniel Tavares / Ascom Sesau

Com o propósito de aprimorar a eficiência nas unidades da Rede Pública de Saúde de Alagoas, o Projeto Rede Lean tem ajudado a reduzir a superlotação em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e nos hospitais gerenciados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

A iniciativa atua na identificação e solução de gargalos que representam obstáculos a uma assistência ágil, eficiente e qualificada aos pacientes, conforme determina o Ministério da Saúde, que é o autor da estratégia, desenvolvida em parceria com o Hospital Sírio-Libanês, através do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi/SUS)

Na área da Assistência Pré-Hospitalar, a primeira unidade contemplada é a UPA Jaraguá, em Maceió, cuja equipe da Rede Lean já se reuniu com a direção da unidade. Integrantes da iniciativa revisaram os dados e o fluxo de atendimento do equipamento de saúde, com o intuito de aprimorar o serviço ofertado no local. Além disso, foram sugeridas algumas medidas que tornam os processos mais eficientes.

A médica consultora do projeto Rede Lean, Lara Louzada, explicou como ocorre, na prática, o trabalho realizado na UPA do Jaraguá. “Revisamos os dados do diagnóstico inicial de capacidade e demanda da unidade, que é o pressuposto para o início do trabalho e o desenvolvimento dos indicadores. A partir daí, passamos a propor estratégias e soluções para os principais problemas identificados, visando uma maior eficiência no fluxo do paciente dentro da unidade”, disse.

Para o secretário-executivo de Regulação e Gestão da Sesau, Igor Montteiro, iniciativas como a Rede Lean promovem a ampliação e qualificação da Rede de Urgência e Emergência de Alagoas. “O objetivo é maximizar os resultados, melhorando os processos e capacitando os nossos gestores das UPAs e das unidades hospitalares. O secretário Gustavo Pontes de Miranda tem investido em novas tecnologias para a saúde, pois o governo Paulo Dantas se preocupa com a qualidade da saúde alagoana. Por isso, estamos sempre trazendo projetos arrojados e inovadores”, afirmou.

O diretor-geral da UPA Jaraguá, Emanuel Monteiro, ressaltou a importância do projeto Rede Lean para o aprimoramento da assistência. “Essa iniciativa vem trazer para a nossa unidade uma evolução no atendimento. Estamos passando por esse treinamento na perspectiva de aprimorar, ainda mais, o nosso trabalho em benefício da sociedade. Isso significa mais qualidade no atendimento e vidas salvas”, pontuou.

O projeto do Ministério da Saúde (MS) é realizado pelos Hospitais Beneficência Portuguesa (BP), Moinhos de Vento (HMV) e Sírio-Libanês, através do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS). Em Alagoas, as unidades que possuem os serviços de urgência e emergência participam da Rede Lean.