Instabilidades podem provocar chuvas intensas e ventos fortes até domingo (12)
por Cauê Rinaldo* / Ascom Semarh
Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais da Semarh segue acompanhando as condições climáticas
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh) divulgou nesta sexta-feira (10) um aviso meteorológico sobre a possibilidade de pancadas de chuva em áreas do Agreste, Sertão e Sertão do São Francisco. As condições climáticas adversas, associadas ao calor intenso e à umidade elevada, podem persistir até domingo (12). Outras regiões do estado deverão registrar chuvas rápidas alternadas com períodos de tempo seco.
Fenômeno meteorológico e possíveis impactos
O tempo instável, causado por ventos em diferentes altitudes, pode trazer chuvas fortes, ventanias e raios. Esses fenômenos podem resultar em destelhamentos, queda de árvores ou placas, e em áreas urbanas, alagamentos onde o sistema de drenagem não suporta o volume de água.
Mesmo com a previsão de chuva, os níveis dos principais rios e lagoas do estado permanecem estáveis.
Medidas preventivas e acompanhamento
A Semarh recomenda que a população evite locais abertos durante tempestades e esteja atenta às condições climáticas. Para mais informações, é possível acessar os canais de previsão e monitoramento disponibilizados pela Secretaria:
Previsão do tempo: https://www.semarh.al.gov.br/tempo-e-clima/previsao
Monitoramento hidrometeorológico: https://www.semarh.al.gov.br/tempo-e-clima/monitoramento-hidrologico
A Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais da Semarh segue acompanhando as condições climáticas em tempo real e poderá emitir novas informações caso a situação evolua.