/ JEAL: Luciano Barbosa destaca importância do esporte para a formação do jovem

 JEAL: Luciano Barbosa destaca importância do esporte para a formação do jovem

Para o vice-governador e secretário de Estado, a prática ensina valores que permanecerão para a vida

por Ana Paula Lins – Agência Alagoas

“Nosso objetivo não é descobrir atletas de alto rendimento, mas fazer com que a prática esportiva eduque a criança e o jovem para a vida”. Com esta fala, o vice-governador e secretário de Estado da Educação, Luciano Barbosa, destacou a importância do esporte na formação do jovem durante a cerimônia de premiação da etapa estadual infantil dos Jogos Estudantis de Alagoas (Jeal) na noite desta sexta-feira (9) no Cepa.

Em conversa com os jovens presentes à cerimônia, Barbosa enumerou os benefícios do esporte. ” Ele permite que os estudantes interajam, aprendam a ganhar, a perder, a não subestimar o adversário, a ter disciplina e ser proativo”, listou.
Vice-campeã do badminton feminino, Sarah Gabrielle Costa, do Colégio D’Lins é um exemplo de jovem apaixonada pelo esporte: além do badminton, também pratica voleibol. “Gosto muito de competir e fazer amigos”, conta a aluna do 9º ano do ensino fundamental que começou no ballet e depois migrou para os outros dois esportes.
Seu colega Matheus Emanuel foi ouro no voleibol. Há dois anos praticando o esporte, ele se disse surpreso com o resultado. “Não esperava o ouro, mas é uma sensação muito boa. Treinamos muito”, diz o garoto.
Volta às origens – O Complexo Agostiniano, de Palmeira dos Índios, foi uma das grandes revelações da competição. Com um time talentoso e aguerrido, o professor Murilo Barros venceu os favoritos ao título Monteiro Lobato – campeões do Jeal 2016 e dos Jogos Escolares da Juventude (JEJ) do mesmo ano – e sagrou-se campeão do handebol masculino.
“Há quatro nos preparamos para conquistar  este título e romper a hegemonia dos times da capital no handebol. Para nós, esta conquista é um retorno às origens, visto que foi uma ordem de freiras da nossa cidade a primeira a introduzir o esporte em Alagoas”, recorda Murilo.