/JOGOS ESTUDANTIS: Ginástica rítmica encerra disputa do Jeal infantil

JOGOS ESTUDANTIS: Ginástica rítmica encerra disputa do Jeal infantil

Quatro ginastas se classificam para a etapa nacional dos Jogos; inscrições para etapa juvenil começam dia 18

por Ana Paula Lins – Agência Alagoas

A beleza e a leveza da ginástica rítmica encerraram o último dia de competições da etapa estadual infantil da edição 2017 dos Jogos Estudantis de Alagoas (Jeal). As apresentações aconteceram neste fim de semana, no Ginásio do Sesi Cambona.

Dividida em dois níveis – A e B – a disputa da ginástica rítmica teve o Colégio Contato liderando o Nível B, com as ginastas Melissa de Albuquerque e Anna Beatriz Peixoto vencendo, respectivamente, a modalidade Mãos Livres e o aparelho Bola. Melissa e Anna também foram 1º e 2º lugar no Individual Geral.

Já no Nível A, a disputa foi entre os colégios Marista e Contato, com Bárbara Galvão, do Contato, vencendo o aparelho Arco e Maria Eduarda Arakaki, do Marista, conquistando o primeiro lugar na Bola.  No Individual Geral, 1º lugar para Maria Eduarda Arakaki, seguida por Bárbara Galvão, em 2º e Letícia dos Passos, do Marista, em 3º. Essas três, junto com a ginasta Ursula Lopes, do Marista, formam o quarteto que representará Alagoas na edição infantil dos Jogos Escolares da Juventude (JEJ) em Curitiba de 12 a 21 de setembro.

Crescimento

Janete Marques, coordenadora da ginástica rítmica no Jeal, faz uma avaliação positiva da competição. “A modalidade vem crescendo consideravelmente em Alagoas e temos atletas com grande potencial para disputas nacionais. No Jeal 2017, tivemos um aumento no número de participantes na categoria 12 a 14 anos, oferecendo oportunidade para alunas/atletas que nunca vivenciaram a competição”, conta.

O coordenador do Jeal 2017, Henrique Vilela, também comemora os resultados dos Jogos.  “Agradeço a participação de todos nesta etapa infantil dos jogos. Acreditamos que a proposta apresentada pelo novo formato rendeu resultados positivos. Tivemos gratas surpresas, como a participação de uma escola indígena no futsal feminino pela primeira vez. Também registramos o aumento no número de atletas inscritos nesta categoria em relação ao ano passado”, disse.

Henrique informa que as inscrições para a etapa juvenil – 15 a 17 anos – começam no próximo dia 18 e devem ser efetuadas pelo site jeal.educacao.al.gov.br. “Após as inscrições no site, as equipes deverão entregar a documentação necessária na sua Gerência Regional de Educação. Esperamos que a etapa juvenil supere todos os números de 2016”, estima.