/MAIS EFICIÊNCIA: Perícia Oficial e Polícia Civil definem melhorias na realização de exames em presos

MAIS EFICIÊNCIA: Perícia Oficial e Polícia Civil definem melhorias na realização de exames em presos

Proposta é aprimorar o trâmite para a realização de exames de corpo de delito

por Aarão José – Agência Alagoas

Gestores do Instituto de Medicina Legal Estácio de Lima e da Polícia Civil se reuniram na manhã desta quarta-feira (21), para definir procedimentos operacionais padronizados para atendimentos a presos em flagrante. O encontro, ocorrido na sede da Perícia Oficial do Estado de Alagoas (Poal), buscou aprimorar o trâmite para a realização de exames de corpo de delito.

Segundo o perito médico-legista Avelar Holanda, o encontro entre com os delegados da Polícia Civil permitiu ampliar o conhecimento das atividades desenvolvidas pelas duas instituições, bem como traçar ações integradas de planejamento estratégico para garantir uma maior eficiência nos serviços oferecidos à população carcerária.

“A partir dessa reunião,definimos o horário preferencial, diurno e noturno, para o atendimento de presos, como também iremos adotar um novo formato de preenchimento das requisições e o encaminhamento do preso já devidamente identificado pelo Instituto de Identificação”, explicou o legista, destacando que a informatização dos laudos também foi cobrada no encontro.

De acordo com o perito-geral da Poal, Manoel Melo, a reunião foi muito positiva, pois, provocou uma construção integrada entre os órgãos. Segundo o gestor, esse tipo de instrumento é essencial para sistematizar ações assistenciais e de gestão com vistas à melhoria do atendimento à população.

“Quem ganha com o trabalho integrado da Segurança Pública é a sociedade, pois o trabalho passará a ser desenvolvido de forma padronizada e com a mesma qualidade”, justifica Manoel Melo.

Participaram ainda da reunião o chefe do IML Fernando Marcelo; o perito médico-legista Diego Nilo, os delegados Leonardo Assunção e Marcos Lins, da Central de Flagrante, e a delegada Ana Luiza Nogueira, gerente de Polícia Judiciária da Capital e Região Metropolitana.