/PRODUÇÃO ALAGOANA: Governador prestigia artesãos alagoanos durante abertura da Fenearte

PRODUÇÃO ALAGOANA: Governador prestigia artesãos alagoanos durante abertura da Fenearte

Evento é considerado a maior feira de artesanato da América Latina e reúne mais de 15 artesãos do Estado

por Andressa Alves – Agência Alagoas

O governador Renan Filho e a primeira-dama do Estado, Renata Calheiros, prestigiaram na tarde desta quinta-feira (06), os artesãos alagoanos que participam da 18ª Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), realizada no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda.

O evento é considerado o maior da América Latina no segmento. No estande de Alagoas, viabilizado pelo Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) e o Governo do Estado, estão 12 artesãos e mais de 10 tipologias e técnicas artesanais diferentes, além de quatro artesãos que possuem estande próprio no evento.

“É uma alegria ver Alagoas mais uma vez sendo homenageada e se destacando neste grande evento. Nosso artesanato é um dos mais valorizados do Brasil e dá muito orgulho a nossa terra, que passa por um momento de reconstrução da autoestima e construção de uma nova Alagoas”, afirmou o governador.

O artesanato de Alagoas compõe, ainda, o Espaço Janete Costa, com peças do mestre Antônio de Dedé, de Lagoa da Canoa, e Mestre Zezinho, de Arapiraca.

Para a primeira-dama do Estado, Renata Calheiros, o alcance e visibilidade do artesanato alagoano faz parte, também, do desenvolvimento do programa ‘Alagoas Feita à Mão’, com foco na divulgação da produção artesanal.

“Além da qualidade e variedade em tipologias, fundamental para o destaque do artesanato alagoano, os artesãos contam com o apoio do Governo do Estado, por meio do projeto ‘Alagoas Feita à Mão’, que já está em seu segundo ano e trabalha a identidade visual das peças e um conceito muito forte, para que a gente continue divulgando esses artistas em Alagoas e em todo o país”, ressaltou Renata Calheiros.

A Fenearte

Realizada entre os dias 6 e 16 de julho, a 18ª edição da Fenearte tem como tema ‘A Arte é a nossa Bandeira’. Durante os 11 dias, as criações artesanais de todo o Brasil e de mais 33 países atraem lojistas, colecionadores e visitantes.

O evento tem como objetivo valorizar e difundir os saberes tradicionais, estimulando o potencial de crescimento dos artesãos.