/Investigadoras encontram provas de possível planeta para lá de Neptuno

Investigadoras encontram provas de possível planeta para lá de Neptuno

Por André Bucho – Mais Tecnologia

Em Janeiro do ano passado, foi publicado um artigo no Astronomic Journal que afirmava que existiria um planeta para lá de Plutão, mas que nunca veio a ser observado diretamente. Agora, duas investigadoras da Universidade do Arizona determinaram que um corpo com uma massa semelhante à de Marte orbita a Cintura de Kuiper, a região pós-Neptuno que está repleta de asteróides, cometas e planetas-anões.

Apesar de não ter sido observado com um telescópio, erros no movimento dos corpos da Cintura foram justificados com este corpo com massa de planeta.

A investigadora Kathryn Volk, da Universidade do Arizona, afirma que “algo tão grande como Marte seria necessário para causar a deformação que calculámos”.

Caso se confirme a existência dos dois planetas, algo que Renu Malhotra, a co-autora da investigação, acredita ser provado com o telescópio LSST (Large Synoptic Survey Telescope), um telescópio que começará a funcionar em 2022 e que irá cobrir todo o ceu visível.

Além disso, Renu Malhotra acredita ainda que “há muitos mais KBOs (objetos da cintura de Kuiper) lá fora do que aqueles que conhecemos”. A investigadora estima que, com o LSST, o número de objetos passe de 2000 para 40000.

Caso se confirmem estes dois planetas detectados nos últimos dois anos, podemos ter em breve uma reformulação daquilo que conhecemos como Sistema Solar.