Ação garantiu a identificação de oficinas nos municípios de Maragogi e Porto de Pedras
por Andressa Alves – Agência Alagoas
A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) segue dando continuidade ao trabalho de sinalização das oficinas e casas-ateliês dos artesãos de Alagoas. Nessa sexta-feira (28), foram identificadas oficinas nos municípios de Maragogi e Porto de Pedras, no Litoral Norte do Estado.
A aplicação das placas, que tem como objetivo identificar, agregar valor e tornar o local marcado para o turista que passar pela região, foi realizada na oficina do grupo Mulheres de Fibra e na Casa do Artesão de Maragogi. Já em Porto de Pedras, o Grupo de Artesãs da Rota Ecológica foi contemplado com a sinalização.
O mapeamento e identificação das oficinas, iniciado em julho de 2016, é dividido por região e já foi realizado no Agreste, Zona da Mata e na Ilha do Ferro, que possui a maior concentração de artesãos por metro quadrado de Alagoas. O projeto deve ser concluído em todo o Estado até o final de 2017.
Ampliando a possibilidade de parceria entre o Governo do Estado e o segmento empresarial de Alagoas, as placas são fruto de uma parceria entre a Sedetur e a fábrica de revestimentos cerâmicos Pointer, do Grupo PortoBello, responsável pela doação de 100 placas com dimensão de 60×60 cm, feitas de porcelanato e com projeto gráfico desenvolvido pela Sedetur.
Além da entrega das placas de sinalização, a equipe de coordenação de Arranjos Produtivos Locais (APLs) da Sedetur realizou uma visita técnica à Associação Peixe- Boi, em Porto de Pedras.