Cem mil reais foram destinados para que pesquisadores de Alagoas participem de eventos científicos nacionais e internacionais
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) publicou o resultado final da 1ª chamada do programa de Auxílio à Participação em Reunião Científica (ARC), que teve um investimento de R$ 100 mil. O edital foi lançado em julho deste ano e prevê incentivos financeiros para cobrir despesas de viagens, no intuito de que os pesquisadores alagoanos participem de eventos acadêmicos, nos quais tenham trabalhos aceitos.
O intercâmbio permite aperfeiçoar o conhecimento destes profissionais, que é partilhado nas salas de aula das universidades de Alagoas, elevando o nível da produção local. Um exemplo disto é o caso do professor de química da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) Vinicius Del Colle, do campus de Arapiraca:
“Eu participarei do maior evento de eletroquímica, que ocorrerá nos Estados Unidos, onde será possível contribuir numa cooperação científica com os melhores pesquisadores do mundo. Esta iniciativa torna-se extremamente importante para dar visibilidade a nossa produção, especialmente para o interior”, frisa o doutor que vai para a 68ª Reunião Anual da Sociedade Internacional de Eletroquímica, em Providence, EUA.
Os auxílios podem ser utilizados para cobrir passagens aéreas ou terrestres e despesas com hospedagem, diárias e manutenção dos profissionais nos destinos dos eventos, que podem ser nacionais ou internacionais. O edital atenta que, independentemente da natureza do encontro acadêmico, este deve ter relação com as causas de CT&I vividas no estado, revertendo o conteúdo adquirido lá em práticas na docência e especialmente, na pós-graduação de Alagoas.
O campus Arapiraca também se beneficiou com a Física alagoana, que recebe destaque por sua atuação científica. O pesquisador José Henrique de Andrade irá participar de um Simpósio Internacional acerca de Ultrassons, em Washington, EUA.
“Estes editais tem auxiliado inúmeros professores, especialmente os do nosso campus a estar em contato com pesquisas de alto nível, num momento de diminuição de recursos. Eu estarei apto a trocar informações e estudos com pesquisadores internacionais, no maior evento sobre ultrassons. Isto influenciará positivamente em nossas produções acadêmicas em Arapiraca”, diz o professor.
A chamada segue concedendo auxílios de forma contínua até dezembro de 2017 ou até o término de recursos disponíveis. Os professores candidatos devem dispor da titulação de doutor e compor os quadros de Programas de Pós-Graduação de Alagoas ou estarem vinculados a bolsas de pesquisa de órgãos de apoio.
Os doutores interessados devem enviar seus formulários de inscrição observando os prazos presentes no edital e submetendo uma única proposta. Os resultados serão publicados mensalmente no site da Fapeal.