/TRANSPARÊNCIA E JUSTIÇA: Seris fortalece ações de reintegração social com a participação dos novos magistrados

TRANSPARÊNCIA E JUSTIÇA: Seris fortalece ações de reintegração social com a participação dos novos magistrados

Após palestra com secretário TC Marcos Sérgio de Freitas, operadores do Direito visitam complexo penitenciário e presídio do Agreste

por Maysa Cavalcante – Agência Alagoas

Com um cenário de estabilidade no cárcere, Alagoas tornou-se referência no país. Diariamente, políticas ressocializadoras são implantadas, conforme prevê a Lei de Execuções Penais.

Para manter as boas práticas no âmbito da segurança, saúde, educação e trabalho, a Secretaria de Estado da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) tem fortalecido a parceria com o Tribunal de Justiça.

Em abril deste ano, o secretário da Ressocialização, TC Marcos Sérgio de Freitas, apresentou um panorama dos presídios aos doze magistrados recém empossados pelo Judiciário. Nesta semana, houve a visita dos magistradosàs unidades prisionais. As autoridades estiveram na Casa de Custódia da Capital, Núcleo Ressocializador, presídios do Agreste, Cyridião Durval e Santa Luzia.

“A Justiça pode contribuir com o trabalho realizado pela Seris, evitando que pessoas entrem no sistema prisional de forma desnecessária, investindo na aplicação das penas alternativas, por exemplo. Sem dúvidas, a visita vai contribui na hora da aplicação da pena”, concluiu a juíza Amine Conrado, após conversar com os agentes penitenciários e secretário de Ressocialização.

Após a visita, o secretário TC Marcos Sérgio de Freitas reiterou a necessidade de fortalecer as parcerias. “Acredito que a parceria com o Judiciário é fundamental para proporcionar melhores condições de trabalho para os servidores e um tratamento digno para os reeducandos. Queremos trabalhar de forma integrada, prezando pela transparência e responsabilidade”, finalizou.