Henrique Costa e Ilka Soares foram empossados nesta terça-feira (24) no comando da instituição de ensino
O governador em exercício Luciano Barbosa empossou nesta terça-feira (24) o novo reitor da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), o médico e professor Henrique de Oliveira Costa, que terá a missão de garantir a ampliação do acesso e a qualificação de estudantes oriundos da rede pública de ensino que ingressarem na instituição.
Formado pela Escola de Ciências Médicas, com mestrado em Patologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e doutorado na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Henrique Costa foi eleito em setembro, ao lado da fonoaudióloga e agora vice-reitora Ilka do Amaral Soares, que conta em seu currículo com um mestrado em Distúrbio da Comunicação Humana pela Unifesp e um doutorado em Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
Henrique Costa assume o mandato de quatro anos em substituição à médica, professora e ex-secretária de Estado da Saúde Rosângela Wyszomirska, que exercia a função desde 2009. Em seu discurso de posse, o novo reitor garantiu empenho na manutenção das vagas reservadas para alunos oriundos das escolas públicas.
“Sinto-me extremamente honrado com a distinção que recebi da comunidade universitária. A universidade é uma obra de construção coletiva cujo sucesso depende do trabalho, da dedicação e da competência de diversas gerações. Agora, estamos em fase de expansão de nossas atividades, com a interiorização de nossas ações, em especial com oferta de vagas no ensino tecnológico e no ensino à distância, ao mesmo tempo em que salvaguardamos a política de inclusão social com a adoção de 50% das nossas vagas para estudantes em situação de vulnerabilidade. Esse é o papel nobre que a nossa universidade busca cumprir e aprimorar. Este é o compromisso de nossa gestão. Uma universidade que possa atuar como agente de inovação, transformação e evolução social”, disse Henrique Costa.
De acordo com o governador Luciano Barbosa, o papel inclusivo assumido pela Uncisal em Alagoas serve de exemplo para as demais instituições de ensino, garantindo a igualdade de oportunidades.
“Hoje, temos a liberdade de discutir no campo das ideias o que é melhor para o Uncisal, o que queremos para o futuro da Uncisal. O novo reitor tem uma grande incumbência pela frente: abrir trincheiras, junto com a sociedade alagoana, para o processo de inclusão social. Só viveremos em um regime verdadeiramente democrático quando houver igualdade de oportunidades para todos. Fico muito feliz em ver o processo de inclusão de alunos de escolas públicas, com vagas reservadas na Uncisal. Espero que um dia assim seja em todas as universidades porque, para a maioria esmagadora da sociedade brasileira, a porta da oportunidade é a educação”, avaliou Luciano Barbosa.
O secretário de Estado da Saúde Christian Teixeira também participou da solenidade de posse e ressaltou a importância do engajamento dos novos gestores da Uncisal com o aspecto social da instituição. “A eleição da Uncisal representa para a Sesau a necessidade de renovação, a oportunidade para que cada gestor possa dar sua contribuição na saúde do alagoano. Desde já me ponho à disposição do reitor eleito Henrique de Oliveira Costa, no objetivo de juntos encontrarmos soluções relevantes ao enfrentamento das dificuldades na saúde pública”, afirmou o secretário.
Também compareceram à solenidade os deputados estaduais Inácio Loiola Damasceno Freitas, Galba Novaes e Rodrigo Cunha, a reitora da Universidade Federal de Alagoas, Valéria Correia, e o secretário executivo de Estado da Ciência e Tecnologia, Rogério Pinheiro, além de dezenas de integrantes do corpo docente da universidade e familiares dos novos dirigentes.