/Campanha da Seprev alerta sobre cuidados com crianças e adolescentes na Internet

Campanha da Seprev alerta sobre cuidados com crianças e adolescentes na Internet

Tema será abordado pelas redes sociais do órgão em alusão ao Dia Mundial da Internet Segura

por Victor Brasil – Agência Alagoas

(Campanha propõe uma reflexão sobre os riscos e dicas de segurança ao acessar a rede mundial de computadores -Foto: Ilustração)

A Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) lançou, nesta segunda-feira (5), a campanha ‘Internet com Responsa’, propondo reflexão sobre os riscos e dicas de como manter crianças e adolescentes seguras ao acessar a rede mundial de computadores.

A ação visa chamar a atenção para o Dia Mundial da Internet Segura, comemorado nesta terça-feira (6). O objetivo é que, durante toda a semana, uma dica por dia seja publicada nas redes sociais para ensinar, principalmente os pais, como assegurar a segurança das crianças e adolescentes.

Dentre os cuidado que pais podem ter com os filhos acessando a internet, o superintendente da Criança e do Adolescente da Seprev, Edmilson Souza, destaca a conversa aberta e a troca de informações.

“Navegar muito, muitas horas por dia, não significa que crianças e adolescentes têm todas as condições de informação e de orientação para navegar com segurança. Os pais precisam alertá-las sobre os perigos e trocar informações diariamente, garantindo, sobretudo, uma proximidade com seus filhos”, destacou o superintendente.

Para Edmilson Souza, antigamente, os pais queriam saber mais onde os filhos iam e com quem falavam. “É a mesma coisa com a internet. É preciso ter cuidado, fazer esse convencimento e ter algum controle maior de com quem os filhos falam e andam”, afirma.

Dentre as dicas da Seprev estão ainda envolver-se nas atividades online das crianças desde cedo, definir regras básicas sobre o que pode e não pode fazer online e explicar as razões de cada uma delas, incentivar os filhos a prestar atenção aos ajustes de privacidade nas redes sociais, dentre outras.

Dia Mundial da Internet Segura

A ação ocorre em 110 países e é coordenada no Brasil pela ONG SaferNet Brasil, em conjunto com o Ministério Público Federal e o Comitê Gestor da Internet. Esta será a 10ª edição do evento no país. A ONG, que não tem fins lucrativos, trabalha com a defesa de direitos na rede, especialmente, cidadania na internet.

Durante anos, essa foi a realidade de quem, assim como Fábio, precisa pegar a estrada para trabalhar, estudar, ir ao médico ou mesmo vender seus produtos em outras cidades aos finais de semana.

Junto com os trabalhos de pavimentação asfáltica executados pelo programa estadual Pró-Estrada, a nova via contará ainda com sinalização vertical e horizontal ao longo dos 6,7 quilômetros de extensão. “Nossa, vai ser uma bênção pra gente, um marco para todo mundo que mora aqui. Para mim, que ganho a vida fazendo frete, dependo muito dessa estrada e ter ela finalmente pavimentada vai ser uma melhoria muito grande”, comemora Fábio Pinheiro.

Caminhos estruturados

A transformação na infraestrutura viária vem desenhando um caminho diferente por todo o Estado, que agora traz mais progresso, potencializa o escoamento da produção e melhora a qualidade de vida dos moradores de todas as regiões alagoanas. Lado a lado com Lagoa da Canoa, no Agreste, mais de 60 municípios já são beneficiados com os serviços de melhoria do padrão da malha viária liderados pelo Governo de Alagoas.

“Estamos iniciando o Pró-Estrada neste ano de 2018 já com o pé direito, no povoado de Mata Limpa. Este é um programa que o governador Renan Filho lançou há pouco mais de um ano e que está mudando a vida das pessoas em todo o Estado, revolucionando o cenário de infraestrutura, segurança viária e mobilidade de Norte a Sul, Leste a Oeste de Alagoas”, salientou o secretário de Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral.